Filmes
Ranking
Trailers
MÚSICA
Terra Agito
Terra DJ
Terra Rádio
Rádio Expresso 2222
Videoclipes
Promoções
Showlivre
Coluna Interface
Neoradio
Manguenius
MP3/Tucows
MP3Box
Dave Matthews
Exclusivo!
Chat Show
Carnaval 2001
No Limite
Oscar 2001
Grammy 2001
Rock in Rio
Herbert Vianna
Bruxas de Blair
Luana Piovani
MAM - São Paulo
Museu Virtual
The Boy
The Girl
Guia do Homem
SP Fashion Week
Kids
Disney Blast
Digimon
Pokémon
Turma do Cabralzinho
Banco Imobiliário
Sebastião Salgado
Maratona
Banja
Cabeção
Games
Outerspace
Palavras Cruzadas
Seu time
Afterdark
Almanaque
Brasil Leitura
Pensarte
Proa da Palavra
Trem de Minas
Virtual Books
Blocos
 
 
 

Dois CDs de Wagner Tiso serão relançados


Segunda, 23 de julho de 2001, 12h44

Duas pérolas da extensa discografia de Wagner Tiso estarão de volta ao mercado até o fim do mês. Manu Çaruê, de 1988, e Baobab, de 1990, remasterizados em CD a partir das fitas originais pela Visom Digital, marcam importantes momentos autorais na obra do pianista, arranjador e maestro, que já navegou por repertórios diversos, de Debussy a Tom Jobim, e é especialista em trilhas sonoras para cinema, teatro e TV. "Esses títulos foram escolhidos por marcarem o momento da descoberta do recurso eletrônico dos sintetizadores por Tiso", explica o diretor da gravadora, Carlos de Andrade. Seu próximo alvo é Profissão: Música, de 1991, obra em que o mineiro volta ao formato acústico.

O primeiro título relançado é o resultado da ópera eletrônica Manu Çaruê - Uma Aventura Holística, em que Tiso ultrapassa rótulos estilísticos e mergulha na diversidade de expressões da música brasileira, com uma orquestra de cordas com mais de 20 componentes misturada a sons naturais. O resultado apresenta uma surpresa a cada nota. Ressalta-se a participação do poeta Geraldo Carneiro no 1º Baile Antropófago Transracial de Santa Cruz. A ópera é considerada pela crítica especializada um divisor de águas na obra do maestro. "Manu Çaruê é uma obra ambiciosa, séria, abrangente, inovadora em vários aspectos e de uma qualidade musical excepcional. É um marco na história da música brasileira, uma realização que ficará para a posteridade, engrandecendo sobremaneira Wagner Tiso e todos os envolvidos no projeto", declarou José Domingos Raffaelli, na época.

Apesar da pequena diferença de tempo, Baobab já caminha num rumo diferente: a world music. Depois de um período de residência na Espanha, Tiso integra com pioneirismo estilos internacionais, estabelecendo parcerias com o cantor africano Salif Keita, o guitarrista flamenco Vicente Amigo e o músico contemporâneo Suso Saiz.

A mineirice em Veredas - Enquanto seus discos são relançados, Tiso dá sequência às realizações e, em agosto, traz ao Rio amostras preciosas da música popular de Minas Gerais. Ele assina a direção artística do projeto Veredas de Minas, apresentado sempre às terças-feiras - em duas sessões, 13h30 e 18h30 - no Teatro 2 do CCBB. O público carioca terá oportunidade de ouvir, além do próprio, acompanhado pelo grupo Tambolelê em Toca Brasil, Arraial das Candongas, Tavinho Moura e Fernando Brant, em Conspiração dos Poetas, Paulinho Pedra Azul, em Ave Cantareira, e Mestre Tizumba, em Africa Geraes.

Gazeta Mercantil

volta

 
 
Copyright© 1996 - 2001 Terra Networks, S.A.
Todos os direitos reservados. All rights reserved.

CINEMA
TEATRO
SHOWS
EXPOSIÇÕES

RESTAURANTES E BARES

TURISMO