Filmes
Ranking
Trailers
MÚSICA
Terra Agito
Terra DJ
Terra Rádio
Rádio Expresso 2222
Videoclipes
Promoções
Showlivre
Coluna Interface
Neoradio
Manguenius
MP3/Tucows
MP3Box
Dave Matthews
Exclusivo!
Chat Show
Carnaval 2001
No Limite
Oscar 2001
Grammy 2001
Rock in Rio
Herbert Vianna
Bruxas de Blair
Luana Piovani
MAM - São Paulo
Museu Virtual
The Boy
The Girl
Guia do Homem
SP Fashion Week
Kids
Disney Blast
Digimon
Pokémon
Turma do Cabralzinho
Banco Imobiliário
Sebastião Salgado
Maratona
Banja
Cabeção
Games
Outerspace
Palavras Cruzadas
Seu time
Afterdark
Almanaque
Brasil Leitura
Pensarte
Proa da Palavra
Trem de Minas
Virtual Books
Blocos
 
 
 

Ney mostra no palco samba, choro e maxixe dos anos 30 e 40

O cantor vai ao Uruguai para depois fazer shows no Brasil
(Foto: Danilo Fantinel)

Terça, 26 de junho de 2001, 18h22

Danilo Fantinel / Redação Terra

O cantor Ney Matogrosso voltou aos palcos em 2001 em um show que homenageia a música dos anos 30 e 40. O repertório, baseado no álbum Batuque, lançado em março, é repleto de composições antigas que estão na memória afetiva do público, principalmente aquelas imortalizadas pela voz de Carmem Miranda, como O que é que a baiana tem?, Vatapá e Tico-Tico no fubá. Samba, choro e maxixe são o tripé desse trabalho, que estreou no Rio no início de junho, passou por Curitiba e agora está em Porto Alegre (veja programação abaixo).

O disco e o show Batuque, entretanto, não são meramente uma retomada de canções antigas, na opinião de Ney. "Não é um resgate porque não considero esse um repertório perdido. Ele está esquecido. Mas ele é muito bom, representa compositores e épocas da música brasileira muito ricos. E isso tem que ser desfrutado", disse, chamando atenção para a péssima fase da música popular. "Em parte", completa. "Acho Lenine, Pedro Luís, Itamar Assumpção e Paulinho Moska muito bons".

Os novos arranjos para músicas que são verdadeiros ícones da cultura brasileira são inevitáveis para o cantor. Intérprete brasileiro dos mais importantes, Ney se dá ao luxo de transitar pelo que de melhor foi produzido por aqui. "Pego repertórios já gravados e não tenho medo disto. Canto músicas de Chico (Buarque) e dou o meu ponto de vista sobre o trabalho. O Chico chegou a dizer que sou co-autor de suas músicas", comemorou Ney. Batuque tem canções de Joubert de Carvalho, Olegário Mariano, Dorival Caymmi, Nelson Gonçalves, Synval Silva, João da Baiana e músicas de domínio público, como Roxa, já cantada por Clementina de Jesus.

Aprendizado

Esse universo de compositores e canções, transmitidos para todo o Brasil pelo rádio, serviu a Ney como uma escola. "O rádio foi a minha formação musical. Antigamente ouviam-se músicas do mundo inteiro, e todas de boa qualidade", lembra. Essa época fértil da música popular foi homenageada em Batuque com ajuda do universo acústico negro e carioca. "Nunca fiz nada tão claro nesse sentido", comenta.

Ney leva ao palco uma banda de nove músicos, praticamente os mesmos que gravaram o CD. "No estúdio sempre há mais recursos. Algumas músicas sofreram pequenas alterações para o show". O figurino, inspirado nas roupas de Carmem Miranda, foi feito em parceria com o estilista Ocimar Versolato. "A única coisa que eu queria que levemente esbarrasse em Carmem Miranda era o figurino. Sem ser uma cópia. Usamos inclusive uma roupa minha antiga, toda bordada, que foi reconstruída para integrar o figurino", comentou.

O cantor, que faz 60 anos em agosto, disse que está cansado de viajar. Os shows claro que não representam problema. Mas os aeroportos estão tirando a paciência de Ney. "Estou achando insuportável viajar. Queria uma máquina que me desmaterializasse e eu aparecesse lá. Seria uma maravilha", diverte-se. Depois de tantos anos na estrada, Ney chamou atenção para a homogeneização do povo brasileiro, em grande parte promovida pela televisão. Disse que a platéia de todos os estados estão muito parecidas, impedindo que o artista sinta as reações diversas do público de diferentes lugares do país, como acontecia antigamente.

Apesar disso, a uniformidade da platéia surge como um ponto favorável para o cantor. "O show tem uma receptividade enorme. A impressão que me dá é que são músicas de sucesso, mas não são. Estão no inconsciente do Brasil", comemora.

Serviço:
Programação
29 e 30 de junho e 1° de julho: Porto Alegre
1º de julho: Pelotas (RS)
03 e 04 de julho: Florianópolis
07 de julho: Punta del Leste (Uruguai)
27 a 29 de julho e 3 a 5 de agosto: São Paulo
11 e 12 de agosto: Salvador

volta

 
 
Copyright© 1996 - 2001 Terra Networks, S.A.
Todos os direitos reservados. All rights reserved.

CINEMA
TEATRO
SHOWS
EXPOSIÇÕES

RESTAURANTES E BARES

TURISMO