Em Cartaz
Ranking
Trailers
MÚSICA
Terra Rádio
Videoclipes
Promoções
Showlivre
Headphone
Neoradio
Manguenius
MP3/Tucows
MP3Box
Exclusivo!
ESPECIAIS
Luana Piovani
Mário Prata
Museu Virtual
The Boy
The Girl
Kids
Disney Blast
Digimon
Nickelodeon
Pokémon
Turma do Cabralzinho
Beto Carrero
Banco Imobiliário
Sebastião Salgado
Cabeção
Games
Palavras Cruzadas
Seu time
Afterdark
Bits da Madrugada
Almanaque
Brasil Leitura
Pensarte
Proa da Palavra
Trem de Minas
Virtual Books
Blocos
 
 
 

Violinista ganha dinheiro e fama tocando nas ruas de NY

Trabalho nas ruas rendeu convite para trilha de filme
Foto: Reuters

Domingo, 08 de abril de 2001, 11h09

Assim como muitos dos graduados na famosa Juilliard School, o violinista James Graseck já se apresentou no Carnegie Hall e no Lincoln Center. Ao contrário deles, Graseck fez a vida -- e a fama -- tocando nas calçadas e no metrô de Nova York.

Há quase 30 anos Graseck decidiu levar a música para as ruas. Ao longo do tempo, sua carreira não convencional rendeu-lhe uma casa, inúmeros convites para tocar em festas particulares, apresentações em salas da cidade, uma entrevista na televisão e um fluxo contínuo de reportagens na TV e em jornais.

"Meus patrões ocasionais me elevaram à classe média", diz Graseck. "A rua é o meu amor. A beleza de tocar com pessoas felizes me ouvindo me força a tentar conseguir o tom mais bonito e comunicar a essência do meu sentimento", disse. "É quase um amor mudo".

Graseck apresentou-se na Alice Tully Hall do Lincoln Center em 1990, cujo aluguel foi pago com dinheiro obtido nas ruas, e no Carnegie Hall em 1993.

Um agente que o viu na rua pediu-lhe uma cópia de seu primeiro CD, Recklessly Romantic. No dia seguinte, foi convidado para participar da trilha sonora do filme One True Thing, com William Hurt e Meryl Streep.

Algumas das pessoas que contrataram o violinista tornaram-se mais próximas do que outras. Em 1982, Suzanne Goodman pediu para Graseck tocar numa rua de Nova York. Hoje em dia são casados, têm uma filha de 13 anos, Naomi, e vivem em Long Island, longe do centro da cidade.

Divisão de despesas

De quarta a sexta-feira, Graseck vive num pequeno apartamento onde divide as despesas com um amigo que conheceu em 1973, também tocando na Quinta Avenida.

Afirma que ganha mais de US$ 100 por dia e declara tudo ao Imposto de Renda. O violinista não esconde seu estilo de vida confortável, usa camisas e algumas vezes paletó, quando se apresenta em alguma festa mais formal.

"Gosto de mostrar meu melhor aspecto quando me apresento", disse.

O violinista escolheu as ruas para poder mostrar sua técnica e seus solos da melhor maneira possível. "Quando tive a oportunidade de mostrar na escola Juilliard, sentia-me cansado, um empregado, um mecânico", contou.

Graseck também tem problemas. Sofre interrupções de alto falantes, do barulho dos freios dos trens, por exemplo, e nem sempre as pessoas estão dispostas a dar algum dinheiro.

"É preciso ter fé na bondade no mundo. Você precisa manter o olhar na felicidade que sente ao tocar, e isso será passado para as pessoas", disse.

Reuters

volta

 
 
Copyright© 1996 - 2001 Terra Networks, S.A.
Todos os direitos reservados. All rights reserved.

CINEMA
TEATRO
SHOWS
EXPOSIÇÕES

RESTAURANTES E BARES

TURISMO