Curiosidades    Variedades
Capa
Ciência e Tecnologia
Comes e Bebes
Cultura
Esportes
Fatos Absurdos
Frases e Provérbios
História
Lugares
Marcas e Personagens
Mundo Natural
Objetos
Recordes
Ser Humano
Variedades
 Sites Relacionados
» Ciência
» Educação
 Fale conosco
Envie suas críticas e sugestões para o Terra Curiosidades

  Primeira páginaPágina anterior Próxima páginaÚltima página  

Ano bissexto existe para compensar diferença entre o ano do calendário e ano astronômico

O ano bissexto foi criado para compensar a diferença entre o ano do calendário, de 365 dias e o tempo de 365,24219878 dias que a Terra gasta para dar uma volta completa em redor do Sol. A denominação bissexto deriva do dia dobrado (bis) que era inserido no antigo calendário juliano, depois do sexto dia antes das calendas de março.


O calendário se repete a cada 28 anos, com datas caindo nos mesmos dias da semana

O ano, não sendo bissexto, termina sempre no mesmo dia da semana em que se iniciou e seus meses de fevereiro, março e novembro começam sempre no mesmo dia da semana. Nenhum século começa em quarta-feira, sexta-feira ou sábado. A cada 28 anos, o calendário se repete, com as datas caindo nos mesmos dias da semana.


Hipnose pode ajudar a solucionar crimes

O trauma psíquico faz a vítima esquecer a fisionomia do agressor, após assalto ou estupro. A hipnose pode ser um instrumento valioso para trazer à tona tais pormenores, importantes para identificar e prender o criminoso. Até mesmo números de placas de automóveis têm sido assim identificados. O problema é que nem todas as pessoas se deixam hipnotizar, o que limita o valor prático da técnica.


Norte-americanos usam 41 vezes mais os serviços postais que os brasileiros

Comparando-se as estatísticas de 1994, observa-se que os norte-americanos usam 41 vezes mais os serviços postais que os brasileiros. Naquele ano, o Correio dos Estados Unidos entregou 177 bilhões e 100 milhões de cartas e encomendas; a EBCT movi-mentou apenas 4 bilhões de correspondências e encomendas.


As altas e baixas no mundo financeiro

Basicamente as ações servem para dividir os gastos de uma empresa. Quando alguém as compra, o dinheiro pago é injetado na companhia, garantindo capital para que a mesma cresça. O que o dono das ações recebe em troca é a participação nos lucros. Por isso as ações sofrem altas e baixas o tempo todo, pois se a empresa tende a ir mal ou se a economia do país entra em crise, as pessoas passam a vendê-las e o preço das mesmas cai, pois ninguém quer investir em um negócio ruim. Porém, quando a empresa está bem no mercado e há uma expectativa de lucro, seu preço é elevado já que ela oferece retorno financeiro. Em poucas palavras, o preço das ações é controlado pelo fator oferta e procura, assim como pelas previsões da situação das empresas e dos mercados, que depende muito, em nosso mundo globalizado, da estabilidade econômica do país.


  Primeira páginaPágina anterior Próxima páginaÚltima página  

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade