Volta para a capa     












Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10

A raposa das neves

A raposa ártica é um animal canídeo que vive no extremo Norte, nas localidades onde a temperatura é bem abaixo de zero. A pelugem marrom acizentada no verão e totalmente branca no inverno é uma das mais quentes de todos os mamíferos, ainda mais que a do urso polar, o que garante seu bem-estar, porém atrai muitos caçadores com interesses comerciais. Suas patas são igualmente cobertas de pêlos para garantir maior aderência às superfícies escorregadias dos ambientes gélidos. O bichinho de cerca de 30 cm vive em grupo em tocas que ele mesmo cava. Esses esconderijos têm cerca de quatro a oito saídas interligadas por túneis que cobrem uma área de até 30 m². Alguns desses túneis são usados há centenas de anos e já abrigaram várias gerações de raposas.

sobe   

Saltador-de-lodo, um peixe fora da água

O saltador-do-lodo é um peixinho de 15 cm que tem uma particularidade muito especial, pode respirar fora d´água. Vivendo nas áreas lodosas dos mangues e lagunas asiáticas e africanas, o saltador freqüentemente enfrenta épocas de seca em que a maré baixa e torna a locomoção praticamente impossível aos peixes. Dotado de barbatanas peitorais grandes e falsos pés cobertos de escamas, o bichinho pode então deixar a água e passear por terra firme, pulando de raiz em raiz. Sua respiração mantém-se graças a um rudimentar pulmão e uma pequena reserva de água que fica acumulada em bolsas branquiais. No que diz respeito à alimentação, o peixe-anfíbio possui uma rica dieta de insetos e vermes.

sobe   

Abelhas sociais e abelhas solitárias

Apesar de serem conhecidas como seres sociáveis, nem todas as espécies de abelhas vivem em grupo. Grande parte delas vive sozinha em ninhos feitos em troncos de árvores ou embaixo da terra e não são domesticáveis. Já as abelhas sociais vivem nas conhecidas colméias e produzem mel, substância feita a partir do néctar, usada pelo homem como adoçante desde a Antigüidade. Há três classes principais em uma colônia de abelhas: as operárias (cerca de sessenta mil indivíduos em uma colônia média), que garantem o alimento, cuidam das jovens larvas e protegem a colméia; os zangões (cem indivíduos), que cruzam para perpetuar a espécie; e a rainha (apenas uma), que deve colocar os ovos, sendo a única fêmea não-estéril do grupo.
» mais curiosidades sobre abelhas

sobe   

Crocodilo barrigudo?

Todo mundo sabe o que acontece quando nós, seres humanos, comemos demais. O excesso de alimento é armazenado em forma de gordura para ser absorvido caso ocorra uma daquelas "épocas de vacas magras". Processo semelhante acontece no resto da natureza, como, por exemplo, com o crocodilo. O curioso em relação ao temido réptil é o local onde ele mantém suas gordurinhas. O excesso alimentar ingerido pelo animal vai direto para sua cauda, armazenando comida o suficiente para que fique sem se refeição por até dois anos.
» de onde vem a expressão "lágrimas de crocodilo"?

sobe   

O segredo do camaleão

O mistério de como o camaleão consegue capturar animais maiores apenas com a língua parece ter sido resolvido. Muitos répteis pegam a presa com a língua usando uma superfície áspera ou um muco viscoso expelido pelo órgão que prende o alvo. Entretanto, essa técnica funciona muito bem com pequenas presas, mas não explica como os camaleões conseguem agarrar animais maiores, como um pássaro ou até mesmo um lagarto. Cientistas da Universidade da Antuérpia, na Bélgica, usaram câmeras de alta velocidade para ver como o camaleão faz este truque estupendo. A gravação mostrou que a língua muda de formato pouco antes de entrar em contato com a presa. "Um par de milissegundos antes da língua atingir o alvo, seu final adquire o formato de uma luva de beisebol", afirmou o pesquisador Anthony Herrel. Depois que a língua se gruda à presa, dois músculos em lados opostos se contraem rapidamente. Isso faz com que fique presa bem firme.
Fonte: AFP

sobe   

Por que em cavalo dado não se olha os dentes?

A idade dos eqüinos é facilmente descoberta visualizando-se sua boca. Por exemplo, sabe-se que os cavalos trocam a dentição a partir dos dois anos de idade e que os dentes de leite são mais brancos que os permantentes. Outro fato é que, com o tempo, devido à mastigação, os dentes são desgastados e mudam seu arco incisivo, sendo arredondados no animal jovem e mais alongados nos velhos. Foi daí que surgiu a expressão "cavalo dado não se olha os dentes", que significava originalmente que se você comprar um espécime provavelmente se preocupará em obter um cavalo jovem, porém, se ganhar um, não importa que ele seja velho.

sobe   

A casa do joão-de-barro

O joão-de-barro possui grandes qualidades como arquiteto. Não apenas pela sua capacidade de construir um ninho aconchegante e seguro, mas também por projetá-lo da melhor maneira possível. Antes de iniciar a obra, o pequeno pássaro marrom descobre a direção e sentido predominante do vento no local e então constrói a casa com a "porta" voltada para o lado oposto. A medida evita que a chuva entre no ninho, protegendo a fêmea e seu filhote.

sobe   

Venenoso e peçonhento

Há uma pequena, porém importantíssima, diferença entre animais venenosos e peçonhentos. Os animais peçonhentos, além de serem venenosos, possuem um mecanismo qualquer que os permite injetar seu veneno no organismo de outro animal. Como exemplo de animais peçonhentos há as abelhas, aranhas e algumas cobras. Já os que são chamados de venenosos possuem as substâncias tóxicas, mas dependem da situação para usá-las. Isso acontece com os sapos e algumas espécies de borboletas.

sobe   

O que é um animal ruminante?

Os ruminantes são mamíferos herbívoros de estômago duplo que parecem estar sempre mastigando. Sua digestão se dá em dois processos realizados em quatro cavidades estomacais. Na primeira fase, a comida é mastigada e enviada para a pança e o barrete; na segunda, algumas horas depois, o animal regurgita o bolo alimentar através de contrações semelhantes às do vômito. Após estar de volta à boca, a comida é novamente mastigada e engolida, dessa vez dirigindo-se ao folhoso e coagulador. Alguns exemplos de mamíferos que ruminam são os carneiros, gado e camelos.

sobe   

Os escorpiões cometem suicídio quando estão em perigo?

Uma velha estória conta que os escorpiões ao serem submetidos a uma situação de morte iminente lançam o próprio ferrão sobre o corpo, cometendo suicídio. O exemplo citado quando se fala no assunto é o do círculo de fogo, que se feito em volta do aracnídeo faz com ele entre em desespero e se mate. Porém, segundo estudiosos do assunto, se exposto ao tal círculo, o pequeno bichinho fica agitado com a elevação da temperatura a sua volta, perdendo o controle sobre a cauda (Metassoma) e dando a impressão de que tenta fincá-la em si. Porém o óbito dá-se pelo mesmo motivo que aconteceria com outros seres vivos, a alta temperatura que causa alterações fatais no seu organismo.

sobe   

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade