Volta para a capa     












Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8

Pedrinhas de diamantes mudam nome de cidade Mineira

Foi a abundância de diamantes que mudou o nome do antigo Arraial do Tijuco, em Minas gerais, para Diamantina. Conta-se que ali se estabeleceu um garimpeiro, Bernardo Lobo, em busca de ouro. Nas horas vagas, ele jogava cartas com seus companheiros e usava como fichas umas pedrinhas encontradas nas margens dos rios da região. Um dia, um viajante passou pelo Arraial. Convidado a participar do carteado, encantou-se com aquelas pedrinhas tão jeitosas e levou todas as que podia carregar nos bolsos e nas malas. Desconfiado, Bernardo Lobo mandou examinar as pedrinhas e descobriu que eram diamantes de alto valor.

sobe   

Maior erro judiciário do Brasil

Os irmãos Naves - Sebastião e Joaquim - foram as vítimas do maior erro judiciário cometido no Brasil. Viviam em Araguari, Minas Gerais. Em 1937, hospedaram um primo, Benedito Pereira Caetano, que desapareceu depois de ter vendido uma carga de arroz furtada. Torturados pela Polícia e obrigados a confessar que haviam matado o primo, os irmãos foram condenados a 25 anos e 6 meses de prisão, apesar não haver prova do crime nem mesmo o corpo da suposta vítima. Dez anos mais tarde, o "falecido" apareceu muito vivo em outra cidade, e os Naves foram libertados.

sobe   

Desconhecida origem da manteiga

Apesar de ser um dos alimentos mais corriqueiros, não se conhece a origem de manteiga. Presume-se que, juntamente com a coalhada, tenha surgido ainda na pré-história, quando o homem aprendeu a criar o gado. Os nomes em português (Manteiga) e em espanhol (Manteca) parecem derivar do sânscrito - manthaga - e foram introduzidos na Península Ibérica pelos celtas. Como alimento, apesar de pobre em proteínas, é valiosa porque é rica em vitamina A e encerra, ainda, bom teor de cálcio, fósforo e vitamina D. Para se produzir um quilo de manteiga são necessários 20 litros de leite integral.

sobe   

Adição de álcool à gasolina é obrigatória no Brasil desde 1931

A adição do álcool à gasolina não é recente no Brasil, como se supõe. Foi tornada obrigatória por decreto de 1931, na proporção de 5 por cento. Ao tempo da Segunda Guerra Mundial, a percentagem chegou a elevar-se até 60%, baixado depois para uma média de 2,5 por cento. Foi a partir de 1971 que o teor mínimo de 16,2% tornou-se obrigatório, elevando-se posteriormente até atingir os 24 por cento de hoje. O Rio Grande do Sul é o único Estado da Federação que não usa o álcool como aditivo. Por estar muito distante das destilarias, o que encareceria o produto, obteve a permissão legal de trocá-lo pelo mtbe, que produz em seu pólo petroquímico de Triunfo.

sobe   

Hinduísmo tem quatro livros sagrados

Tal como o Corão para os muçulmanos, quatro livros - os Vedas - são sagrados para o hinduísmo, uma das religiões mais importantes da Índia, professada pelo grande líder nacionalista Mahatma Gandhi. O mais antigo desses livros é o Rig-Veda, escrito em sânscrito, entre 1300 e 1000 a.C, aos quais foram agregados o livro do sacrifício - Yajur-Veda - e o hinário Sama-Veda. O quarto livro, o Atharva-Veda é uma coleção de palavras mágicas. Foi escrito em torno de 900 a.C.

sobe   

Navegação - mais antiga tecnologia desenvolvida pelo homem

Cientistas australianos afirmam que a navegação é uma das mais antigas tecnologias desenvolvidas pelo homem. Segundo puderam apurar, a ilha de Flores, na Indonésia, foi povoada há cerca de 900 mil anos por imigrantes vindos pelo mar. Estes primitivos navegantes não pertenciam sequer à espécie "homo sapiens", mas ao seu ancestral "homo erectus", na verdade um macaco evoluído que caminhava usando só as duas pernas. O que pode ser considerado realmente um ser humano primitivo surgiu na face da Terra muito depois - há cerca de 250 mil anos. O homem de hoje - homo sapiens - tem só 40 mil anos de idade.

sobe   

Contribuição do latim em idiomas ocidentais

A nem sempre percebida contribuição do latim aos idiomas ocidentais pode ser medida tanto na partícula "pas" das frases negativas francesas, como no "kaput" (quebrado, morto) dos alemães. A negativa francesa tem origem na frase latina "Ne pas!" - "nenhum passo". Era usada pelos soldados romanos para sustar a movimentação dos gauleses, o povo antepassado dos franceses. Correspondia ao "Alto lá!" dos nossos sentinelas. O "kaput" é corruptela de "caput", palavra latina que designa a cabeça de qualquer ser vivo. Os soldados romanos contavam como cabeças (geralmente rachadas) os mortos nas batalhas. A expressão foi apropriada pelos germânicos, o povo antepassado dos alemães. (Colaboração de Vanda Catarina, São Carlos, SP)

sobe   

O motivo de haver um paralelo entre divindades católicas e do candomblé

Como escravos de senhores católicos, os negros foram proibidos de cultuar sua religião, sendo obrigados a assistir às missas nos portais das igrejas. Numa tentativa de fazer sobreviver a sua cultura, começaram a estabelecer paralelos entre suas divindades e os santos da igreja católica. A história de vida dos santos católicos e os atributos apresentados por suas imagens facilitaram a identificação com os Orixás. Assim, Santo Antônio, que era militar, foi identificado com Ogum, o Orixá coberto de metais. Exú, por muitos identificado como o diabo, é a divindade festeira e o mensageiro entre os homens e os Orixás, e assim por diante.

sobe   

Legado artístico de Elvis rende milhões de dólares

É verdade estabelecida que artistas não sabem administrar suas finanças pessoais. O legendário Elvis Presley, ao morrer, estava à beira da falência, devido aos excessos que cometia em matéria de gastos. Contudo, o legado artístico que deixou, em mãos de administradores profissionais não só zerou as dívidas como se tornou um negócio muito lucrativo. Em 1997, sua filha e herdeira, Lisa Marie Presley, por sinal ex-mulher de Michael Johnson, pôde receber a parte que lhe cabia no espólio. Somava a bagatela de 130 milhões de dólares.

sobe   

Galileu Galilei foi o descobridor da parábola

Antes dos estudos de Galileu Galilei, pensava-se que, por exemplo, quando uma bala de canhão fosse disparada, a força impulsionadora a movimentaria para frente enquanto durasse e só então a gravidade agiria. Mas Galileu, depois de muitas observações, verificou que as duas forças atuavam simultaneamente, concluindo que o trajeto da bala não seria formado por duas linhas retas, mas por uma linha curva chamada parábola. O maior uso da descoberta da parábola foi, sem dúvida, na ciência militar, com o bombardeamento cientifico. Ele possibilitava aos militares calcular a distância das balas disparadas através do ângulo do canhão com o horizonte.

sobe   

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade