Volta para a capa     












Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11

Urina destilada proporcionou descoberta do fósforo

A primeira descoberta científica de um elemento químico ocorreu em Hamburgo, em 1669, quando o alemão Henning Brand, militar e químico apelidado de o Último dos Alquimistas - devido a sua constante busca pela Pedra Filosofal, que supostamente transformaria metal em ouro -, descobriu o elemento fósforo. Brand encheu 50 baldes com urina e os deixou putrificar e criar vermes, então ferveu o material até adquirir uma pasta branca que foi aquecida com areia e, finalmente, destilada. O elemento foi chamado pelo cientista de fósforo (Phosphorus, o "portador da luz") devido a sua propriedade de brilhar no escuro.

sobe   

A origem dos mapas

Mapas rudimentares já eram usados por nossos antepassados na Pré-História para facilitar a caça e a pesca. Já as regras de cartografia que definiram o desenho das regiões de forma esférica foram criadas no século II pelo astrônomo grego Ptolomeu.

sobe   

Invenção e aspiração de Gillette

A primeira lâmina de barbear foi criada em 1895 pelo americano King C. Gillette (1855-1932), um comerciante que queria inventar um produto de largo uso entre as pessoas, mas que também pudesse ser usado, jogado fora e comprado novamente. A idéia surgiu no momento mais provável: enquanto se barbeava. Ele lembrou do incômodo de ter de usar uma navalha que perdia o fio e precisava de constante reparo, e então concebeu um aparelho que utilizava finas lâminas descartáveis. Sua idéia só chegou ao mercado seis anos depois, vendendo 90 mil lâminas nos primeiros três anos. Gillette também esteve envolvido diretamente com o movimento socialista nos EUA. O inventor, então chamado de utópico, previu no livro The Human Drift (1894) a transformação de cidades inteiras em um único complexo (Metrópolis), alimentado por energia hidroelétrica, não-poluente e capaz de produzir e distribuir tudo que a população necessita.

sobe   

Animal marinho pode ajudar a desenvolver os meios de comunicação

Um animal que vive nas profundezas do mar pode ajudar o homem a aperfeiçoar os meios de comunicação. O rato marinho, também chamado de Aphrodita, está sendo pesquisado por cientistas da Universidade de Oxford devido a singular capacidade de emitir luz de diferentes cores (de vermelho a verde) através de sua espinha. Mesmo vivendo em profundidades de até dois mil metros, onde a luz raramente é vista, o animal consegue aproveitá-la para afugentar predadores. O intento do grupo de estudiosos é reproduzir a composição da espinha do bichinho para utilizar a técnica na produção de redes de fibras óticas.

sobe   

A batata que mede umidade

Cientistas da Universidade de Edimburgo, na Inglaterra, desenvolveram uma batata verde fluorescente que servirá para verificar a umidade do solo, indicando-o assim como mais ou menos propício para a plantação. A batata geneticamente modificada muda de coloração sempre que a umidade for baixa. A coloração incomum foi obtida graças ao gene extraído de uma água-viva que muda de cor para adaptar-se ao ambiente. A fases de testes do legume, que não serve para alimentação, devem continuar indeterminadamente até que eles sejam liberados para os fazendeiros.

sobe   

Cem anos de ligações internacionais

A primeira ligação telefônica internacional foi feita em 25 de dezembro de 1900, em uma experiência para determinar se a voz humana poderia ser levada por cabos usados para telégrafos, entre Key West, nos Estados Unidos, e Havana, em Cuba. John W. Atkins, gerente do escritório de Key West da International Ocean Telegraph Company naquela época, ajustou os cabos e ligou para Havana. "Por um bom tempo não houve som, exceto o barulho ouvido à noite, às vezes, causado pela corrente de eletricidade", contou Atkins na época. Atkins continuou a ligar para Cuba, quando ele finalmente ouviu as palavras "Eu não estou te entendendo".
Fonte: AP

sobe   

Nintendo, a centenária empresa de video games

A Nintendo foi fundada em 1889 por um artesão chamado Fusajiro Yamauchi, no Japão. A empresa, que é hoje uma das líderes mundiais no mercado de video games, produzia cartas de baralho chamadas Hanafunda, um conhecido passatempo da época, partindo para a América 20 anos depois, com baralhos ocidentais. Apenas em meados da década de 50 é que a empresa entrou no ramo de brinquedos, até que em 1975 assinou um contrato com a Magnavox, distribuindo o velho Odissey no Japão. Dois anos mais tarde, eles lançaram sua própria plataforma em parceria com a Mitsubishi Electrics, o Color TV Game 6, que rodava algumas versões diferentes de Tênis e vendeu seis milhões de cópias.
Fonte: Outer Space

sobe   

O classificador de galáxias

Edwin Hubble (1889-1953) foi o responsável pela classificação das galáxias como conhecemos hoje. Foi ele quem provou, nos anos 20, que elas são como "ilhas", movendo-se separadamente. São seus também os que possibilitaram identificar a relação entre a distância e velocidade com que se movimentam, razão essa conhecida como constante Hubble. O astrônomo foi formou-se em direito pela Universidade de Oxford e apensa depois partiu para a astronomia, sua verdadeira paixão.

sobe   

Fotossíntese artificial pode ajudar meio-ambiente e produzir alimento

Pesquisadores autralianos do CSIRO's Telecommunications and Industrial Physics estão desenvolvendo um tipo de fotossíntese artificial, imitando o processo usado pelas plantas para produzir alimento. Trata-se de um sistema que consome o dióxido de carbono, ajudando a limpar os gases poluentes da atmosfera. A intenção é fazer com que a nova tecnologia converta o problema dos gases em um tipo de combustível alternativo ou comida, produzindo açúcar e amido assim como as plantas fazem.

sobe   

A pré-história do silicone

De acordo com a revista cubana "Avances Médicos", muito antes da chegada dos espanhóis ao continente americano as cubanas se submetiam a uma rudimentar intervenção cirúrgica, que consistia em incisões em forma de V invertido na parte superior do tórax, como meio de evitar um crescimento espalhado e caído dos seios. A prática cirúrgica aparece em duas figuras de argila da cultura pré-hispânica Taína, procedentes de Ventas de Casanova, na região leste de Cuba. A reportagem conta que "é bem sabido que uma cicatriz produz a retração do tecido à sua volta, e este fundamento pode haver sido habilmente utilizado com fins terapêuticos pelos homens pré-históricos."
Fonte: AFP

sobe   

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade