Volta para a capa     












Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11

Japoneses poderão fazer clones híbridos de animais

A lei japonesa sobre a clonagem vai permitir que sejam criadas espécies que sejam mistura de outras, inclusive a humana. O governo espera que a lei permita a produção de órgãos através de animais especialmente criados para esse fim. A implantação de células humanas em ovos fertilizados de animais, desde que com finalidades médicas, será permitida. Mas, segundo o jornal japonês Daily Yomiuru, a clonagem de seres humanos será proibida pelas novas leis.
Fonte: Terra Notícias

sobe   

A conquista do céu

O primeiro balão de ar quente, a máquina que deu ao homem a conquista do céu, foi ao ar em Annonnay, em 1783. O engenho foi fabricado por Joseph-Michel e Jacques-Étienne Montgolfier, dois irmãos donos de uma próspera fábrica de papel em Vidalon, no Sul da França. O negócio foi o primeiro passo para que eles pudessem financiar seus experimentos científicos já que produziam a matéria-prima do invento. Um ano antes do vôo, em 1782, eles deduziram que a fumaça poderia fazer um leve saco feito de tecido ou papel alçar vôo. Mesmo não estando totalmente certos (já que o que ascende os balões é o ar quente e não a fumaça), o pequeno erro não impediu que fossem bem-sucedidos. O vôo, alimentado por palha e algodão em chamas, subiu cerca de 914m, pousando a mais de três quilômetros de distância. O primeiro balão tripulado, também feito pelos irmãos Montgolfier, voou sobre Paris, levando o físico Jean-François Pilâtre de Rozier e François Laurent por 8,8 km em 25 min.
Leia mais:
» Galo, pato e ovelha foram os primeiros a voar em um balão
» Experiência com balão feita por padre brasileiro em 1709 foi considerada um fiasco

sobe   

A origem das rádios piratas

A história das rádios piratas começa na Inglaterra em 1958. As emissoras eram montadas em barcos, fora das águas territoriais do Reino Unido. As embarcações possuiam bandeiras negras, como os antigos corsários, detalhe que deu origem ao nome "rádio pirata". A idéia era burlar a lei e fugir dos impostos do governo.
Fonte: Almanaque Abril

sobe   

Raios e trovões

O trovão, estrondo que acompanha o raio, é uma explosão que acontece devido à alta temperatura da faísca elétrica. O calor altíssimo do raio agita as moléculas de ar a sua volta, expandindo-as com grande velocidade, o que causa o barulho. Normalmente o som é ouvido bem depois do clarão porque a velocidade da luz (em que viaja o raio) é muito maior que a do som, que se propaga através do ar. Para ter uma noção da distância em que aconteceu o raio, basta começar a contar os segundos após ver o traço de luz. Assim que o trovão for ouvido, divide-se o número de segundos por três. O resultado é a distância aproximada em quilômetros em que aconteceu o fenômeno.

sobe   

Frase com todas as letras foi criada para testar telégrafos

Na época dos telégrafos, a empresa Western Union, maior provedora de serviços de mensagens telegráficas nos EUA, testava os novos aparelhos a fim de garantir que eles enviariam todas as letras sem erros. Para fazer os testes, foi criada a frase "the quick brown fox jumps over the lazy dog" (a rápida raposa marrom pula sobre o cão preguiçoso), sentença que une em apenas uma linha todas as letras do alfabeto.

sobe   

A enfermeira biônica

De acordo com estatísticas do Royal College of Nursing, apenas na Grã-Bretanha, mais de três mil enfermeiras pedem afastamento do trabalho anualmente devido a problemas na coluna. A causa é que elas precisam carregar pacientes pesados, o que danifica sua saúde. Cientistas japoneses, do Instituto de Tecnologia de Kanagawa, prometem diminuir esse número com a invenção de uma roupa biônica que fará parte do esforço exigido das enfermeiras. A veste é operada por computador e possui almofadas com sensores, que calculam a força necessária para o movimento, junto aos principais grupos musculares humanos. À medida que o paciente é levantado, um feixe de membros semelhantes a uma sanfona e estimuladores corporais movidos por ar comprimido são acionados, fortalecendo costas e pernas enquanto o antebraço faz o trabalho pesado.

sobe   

Cruzamento genético cria girassóis com nove cores

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apresentou, em Brasília, nove tipos de girassóis coloridos. As novas flores podem ser das cores: vinho, rosa, rosa claro, amarelo-limão com o centro claro ou escuro, mesclado, ferrugem e em forma de raio de sol. Elas foram desenvolvidas a partir de cruzamentos com material do Programa de Melhoramento Genético da Embrapa, adaptado às condições de clima. Segundo a Radiobrás, com a experiência, o caule da planta ficou mais fino e as flores menores.
Fonte: JB Online

sobe   

Empresa lança o primeiro caixão biodegradável

A Econatur, uma empresa hispano-andorrana, lançou o primeiro caixão biodegradável do mundo, que se dissolve na água em somente 24 horas e ao ser enterrado se desfaz em nutrientes orgânicos para o solo. O proposta é resolver o problema criado pelo crescente abandono de caixões em mar ou em terra, depois de espalhadas as cinzas do morto. O caixão ecológico, que terá uma primeira remessa de dez mil exemplares, é feito de areia e gelatina, material que dá consistência e proporciona seu caráter biodegradável. Na Espanha, duas de cada dez pessoas que morrem são cremadas, o que representa uma proporção de 20%, que continua crescendo, mas ainda está longe dos 98,7% do Japão e 72,1% na Grã-Bretanha ou 71,2% da Dinamarca.
Fonte: AP

sobe   

Quem inventou o mouse?

O mouse de computador foi criado por Douglas Engelbart, em 1968, resultado de um projeto que durou cinco anos. Engelbart, nascido em 30 de janeiro de 1925, no Oregon, EUA, trabalhou no Instituto de Pesquisa de Stanford, onde desenvolveu o "ratinho de mesa". Sua primeira versão era feita de madeira, movia-se sobre pequenas rodas e tinha apenas um botão. A popularização do equipamento, tão indispensável hoje, começou bastante tarde, quando em 1982 a Appel lançou o sistema de "apontar e clicar", mesmo ano em que ganhou mais uma tecla.

sobe   

Galo, pato e ovelha foram os primeiros a voar em um balão

Na vanguarda de Laika, cãozinho que foi mandado ao espaço pelos russos em 1957, três animais - um galo, um pato e uma ovelha - compuseram o primeiro vôo de balão de ar quente tripulado, em Paris, em 19 de setembro de . O aparelho foi projetado pelos irmãos Montgolfiers, dois franceses apaixonados pela aeronáutica que descobriram em 1782 que o ar aquecido, quando coletado por um saco de tecido leve, ascenderia rumo ao céu. O vôo dos bichinhos percorreu o céu da capital francesa por cerca de oito minutos, movendo-se por 3,2 quilômetros.

sobe   

Estrelas piscam devido a turbulências na atmosfera

O pisca-pisca das estrelas no céu noturno é causado por turbulências na atmosfera da Terra. A imagem de uma estrela é basicamente um ponto de luz no céu. Quando a atmosfera se agita, a luz emitida por uma estrela sofre um efeito de refração e é desviada em diversas direções. Por isso, a imagem da estrela sofre leves alterações de brilho e posição, e ela fica "piscando". Essa é uma das razões que tornam o super-telescópio Hubble tão eficiente: ao invés de estar situado na superfície da Terra, ele orbita no espaço, por cima da atmosfera terrestre, driblando a refração da luz e obtendo assim imagens mais nítidas. E as estrelas que não piscam a olho nu? Essas não são estrelas, e sim planetas, que por seu tamanho definido e maior proximidade da Terra conseguem formar uma imagem estável ao olho humano.

sobe   

Ser humano sobreviveria dois minutos no espaço sideral

Ao contrário do que pensa a maioria das pessoas, um ser humano que fosse lançado ao espaço sideral sem nenhuma proteção não explodiria, e tampouco congelaria. Na verdade, os cientistas calculam que a exposição ao vácuo não causaria nenhum dano imediato a uma pessoa, desde que ela não tentasse trancar a respiração. Segurar o fôlego poderia causar problemas nos pulmões, um efeito semelhante ao que pode ocorrer com mergulhadores em grandes profundidades. Fora isso, os efeitos previstos seriam queimaduras solares, uma leve descamação da pele e dor de ouvido nos primeiros dez segundos de "passeio" pelo espaço. A falta de oxigênio provocaria perda de consciência depois de um ou dois minutos, seguida finalmente pela morte por asfixia.

sobe   

Fractais explicam o formato das nuvens

Um fractal é uma forma geométrica que pode ser subdividida em partes menores, sendo que cada uma dessas partes é uma cópia reduzida da forma inteira. Muitas estruturas matemáticas são fractais, e através delas consegue-se obter imagens irregulares e fragmentadas, algumas impressionantes por sua complexidade e beleza. Formas fractais também estão presentes na natureza e podem ajudar a descrever muitos objetos do mundo real que não correspondem a formas geométricas simples, como nuvens, montanhas, costas litorâneas e a turbulência do ar.

sobe   

A lenda da descoberta do queijo

O queijo existe há pelo menos seis mil anos e sua origem é uma incógnita. Uma famosa lenda conta que o primeiro queijo foi feito acidentalmente por um mercador árabe que, ao sair para cavalgar por uma região montanhosa, abaixo do sol escaldante, levou uma bolsa cheia de leite de cabra para matar a sede. Após um dia inteiro de galopes, o árabe, morto de sede, pegou seu cantil e deparou-se com uma grande surpresa, o leite havia se separado em duas partes: um líquido fino e esbranquiçado, o soro, e uma porção sólida, o queijo. A transformação deu-se devido ao calor do sol, ao galope do cavalo e ao material do cantil, uma bolsa feita de estômago de carneiro, que ainda continha o coalho, substância que coagula o leite. O processo de fabricação do queijo até hoje segue o mesmo princípio, é feito através da coagulação do leite pela ação do composto enzimático extraído de um dos estômago dos bovinos.

sobe   

O que significa "dinossauro"

A palavra dinossauro foi usada pela primeira vez pelo anatomista e paleontologista britânico Richard Owen (1804-1892). Após a descoberta no sul da Inglaterra de fósseis de répteis gigantes, chamados de Megalosaurus, Iguanodon e Hylaeosaurus, Owens resolveu batizar o grupo, e em 1841 chamou-os de dinosauria, que significa "lagartos terríveis".

sobe   

Manteiga pode medir poluição

Um estudo promovido em parceria entre o Greenpeace e a Universidade de Lancaster da Inglaterra revelou um novo método de medir os focos mundiais de poluição do ar, a análise da manteiga. De acordo com eles, muitos POPs (poluentes orgânicos persistentes), como PCBs (bifenilas policloradas), dioxinas e alguns pesticidas, carregados pelo vento acabam caindo nos pastos que servem de alimento às vacas, responsáveis pelo ingrediente que compõe aproximadamente 80% da manteiga, o leite. É em sua gordura que os poluentes se acumulam, acabando em nossas mesas. Kevin Jones, um dos envolvidos no estudo, afirma que os poluentes contidos no alimento não demonstram oferecer riscos à saúde, pois encontram-se em pequenas quantidades, e que as amostras de manteiga produzidas em diversas partes do mundo podem ajudar os ecologistas a encontrar os principais pontos expostos à emissão de POPs. As análises feitas com manteigas de 23 países revelaram que os produtos da América do Norte e Europa continham mais PCB, enquanto que o hemisfério sul apresentava níveis reduzidos. A quantidade de PCB encontrada nos alimentos variou de 110 a 3.330 picogramas por grama de manteiga (um picograma é a trilhonésima parte de um grama).
» Leia mais sobre os POPs

sobe   

A revolução espacial

O primeiro foguete com sistema de propelente líquido foi lançado no dia 16 de março de 1926, em Auburn, Massachussets, nos EUA. A tecnologia, que mais tarde possibilitou a ida do homem ao espaço, foi desenvolvida pelo doutor Robert H. Goddard (1882-1945), que construiu um foguete de três metros de comprimento e 4,5 quilos de peso (já com combustível) para comprovar sua eficiência. A nave voou a uma altura de 12 metros utilizando como combustível gasolina e oxigênio líquido. O desenvolvimento desse sistema não foi a única respeitável contribuição do doutor Goddard à ciência aerospacial, que durante sua vida desenhou, desenvolveu e lançou 35 foguetes, sempre criando novos sistemas.

sobe   

Plutão, planeta ou não?

Plutão fica há cerca de 5,914 bilhões de quilômetros do Sol e tem apenas 2.400 km de diâmetro. A discussão sobre considerá-lo ou não um legítimo planeta do nosso sistema solar existe desde logo depois que foi descoberto, em 1930, por Clyde Tombaugh, mas foi reacendida há pouco tempo com a descoberta de centenas de corpos orbitando a zona do Cinturão de Kuiper, em 1992, por David Jewitt e Jane Luu. Alguns cientistas consideram o planeta apenas mais um entre esses corpos congelados (o maior deles até o momento), o que rebaixa Plutão ao nível de "planeta menor" ou "quase-planeta".

sobe   

Museu inglês vai contar a história do vaso sanitário

O museu Gladstone Pottery, na cidade britânica de Stoke-on-Trent, garantiu uma verba de mais de US$ 2 milhões junto à União Européia e à Loteria Britânica para financiar o que está sendo chamado de "celebração da história do vaso sanitário". Os visitantes poderão saber como era a vida no banheiro dos nossos antepassados que viveram antes da invenção da privada com sistema de descarga. A mostra, que será inaugurada em agosto e ficará em exibição permanente, vai incluir a reconstrução de um banheiro vitoriano, com suas mal-cheirosas latrinas. O museu tem planos inclusive de recriar o autêntico cheiro da época, a partir de aromatização química. Com informações da BBC.

sobe   

Dividindo o dia

O relógio de sol, o mais antigo objeto usado pelo homem para medir o tempo, funciona observando-se a mudança de posição e comprimento das sombras projetadas pelo Sol nos diferentes períodos do dia. Localizados no Egito, os primeiros relógios, que datam de aproximadamente 3500 a.C., eram compostos apenas por um pilar, chamado gnomon, e podiam mostrar as duas metades do dia (o meio-dia era o momento da menor sombra). Mais tarde, escalas de medidas foram adicionadas em volta da coluna para que os dias pudessem ser divididos em períodos mais curtos. A primeira evidência de divisão do tempo em partes iguais data de 1500 a.C..

sobe   

Orgasmos à venda

O cirurgião norte-americano Stuart Meloy patenteou uma invenção que promete dar muito o que falar, um implante eletrônico capaz de produzir orgasmos nas mulheres sem necessidade do ato sexual. A invenção terá uso restrito, afirma o médico americano, e poderá auxiliar mulheres que sofrem de frigidez. O dispositivo, que disponibilizará de quatro a sete orgasmos por semana, é composto por cabos de estímulo e um gerador menor que um pacote de cigarros, cuja implantação será feita através de uma cirurgia. Após a patente, com o invento e créditos assegurados, o médico revela: o próximo passo é um protótipo masculino do "orgasmador".
Fonte: AFP

sobe   

A criação da Escala Richter

A Escala Richter foi criada em 1935, por Charles F. Richter (1900-85), um físico norte-americano que desenvolveu a medida para calcular a intensidade dos abalos sofridos na Costa Oeste dos EUA, usando como base a leitura de sismógrafos. Richter, trabalhando no Instituto de Tecnologia da Califórnia, estudou mais de 200 terremotos por ano para compô-la. A escala começa no número 1 e não tem limite definido. Cada unidade a mais representa um acréscimo de energia dez vezes superior ao último grau. Os terremotos de número 1 e 2 são captados por aparelhos, mas raramente percebidos pelas pessoas e animais. O famoso terremoto do México de 1985 alcançou 8,1 pontos e o recente tremor na Índia, em 26 de janeiro de 2001, chegou a 7,9. Abalos de 9 graus nunca foram registrados, apesar da crença de que o terremoto de Lisboa de 1755 possa ter sido um desses.
Leia mais:
» Especial Notícias - Terremotos
» História por Voltaire Schilling - O Terremoto de Lisboa

sobe   

Baratas contra a aids

De acordo com a Agência Nova China, cientistas do Instituto Médico de Yunnan, no sudoeste do país asiático, afirmam ter encontrado nas baratas componentes químicos que podem auxiliar na luta contra a aids, pois possuem efeitos similares aos do AZT. Os testes conduzidos em laboratório mostraram que a descoberta pode ser realmente eficaz, porém o grupo ainda não garante se os insetos poderão ser usados para produção de medicamento.
Fonte: AFP

sobe   

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade