Curiosidades    Cultura
Capa
Ciência e Tecnologia
Comes e Bebes
Cultura
Esportes
Fatos Absurdos
Frases e Provérbios
História
Lugares
Marcas e Personagens
Mundo Natural
Objetos
Recordes
Ser Humano
Variedades
 Sites Relacionados
» Ciência
» Educação
 Fale conosco
Envie suas críticas e sugestões para o Terra Curiosidades

  Primeira páginaPágina anterior Próxima páginaÚltima página  

Foi feito nas coxas

Segundo guias turísticos da cidade de Porto Seguro, Bahia, local do descobrimento do Brasil, colonizadores da época obrigavam escravos a utilizar as próprias coxas para moldar telhas, o que fazia com que elas fossem bastante irregulares. Devido a isso, quando um trabalho é malfeito ou fica pior do que o esperado diz-se que "foi feito nas coxas". Essas peças foram usadas na contrução da primeira igreja católica do Brasil, localizada na Cidade Histórica, centro cultural da cidade.


O que significa "dinossauro"

A palavra dinossauro foi usada pela primeira vez pelo anatomista e paleontologista britânico Richard Owen (1804-1892). Após a descoberta no sul da Inglaterra de fósseis de répteis gigantes, chamados de Megalosaurus, Iguanodon e Hylaeosaurus, Owens resolveu batizar o grupo, e em 1841 chamou-os de dinosauria, que significa "lagartos terríveis".


Hinduísmo tem quatro livros sagrados

Tal como o Corão para os muçulmanos, quatro livros - os Vedas - são sagrados para o hinduísmo, uma das religiões mais importantes da Índia, professada pelo grande líder nacionalista Mahatma Gandhi. O mais antigo desses livros é o Rig-Veda, escrito em sânscrito, entre 1300 e 1000 a.C, aos quais foram agregados o livro do sacrifício - Yajur-Veda - e o hinário Sama-Veda. O quarto livro, o Atharva-Veda é uma coleção de palavras mágicas. Foi escrito em torno de 900 a.C.


Contribuição do latim em idiomas ocidentais

A nem sempre percebida contribuição do latim aos idiomas ocidentais pode ser medida tanto na partícula "pas" das frases negativas francesas, como no "kaput" (quebrado, morto) dos alemães. A negativa francesa tem origem na frase latina "Ne pas!" - "nenhum passo". Era usada pelos soldados romanos para sustar a movimentação dos gauleses, o povo antepassado dos franceses. Correspondia ao "Alto lá!" dos nossos sentinelas. O "kaput" é corruptela de "caput", palavra latina que designa a cabeça de qualquer ser vivo. Os soldados romanos contavam como cabeças (geralmente rachadas) os mortos nas batalhas. A expressão foi apropriada pelos germânicos, o povo antepassado dos alemães. (Colaboração de Vanda Catarina, São Carlos, SP)


O motivo de haver um paralelo entre divindades católicas e do candomblé

Como escravos de senhores católicos, os negros foram proibidos de cultuar sua religião, sendo obrigados a assistir às missas nos portais das igrejas. Numa tentativa de fazer sobreviver a sua cultura, começaram a estabelecer paralelos entre suas divindades e os santos da igreja católica. A história de vida dos santos católicos e os atributos apresentados por suas imagens facilitaram a identificação com os Orixás. Assim, Santo Antônio, que era militar, foi identificado com Ogum, o Orixá coberto de metais. Exú, por muitos identificado como o diabo, é a divindade festeira e o mensageiro entre os homens e os Orixás, e assim por diante.


  Primeira páginaPágina anterior Próxima páginaÚltima página  

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade