Curiosidades    Cultura
Capa
Ciência e Tecnologia
Comes e Bebes
Cultura
Esportes
Fatos Absurdos
Frases e Provérbios
História
Lugares
Marcas e Personagens
Mundo Natural
Objetos
Recordes
Ser Humano
Variedades
 Sites Relacionados
» Ciência
» Educação
 Fale conosco
Envie suas críticas e sugestões para o Terra Curiosidades

  Primeira páginaPágina anterior Próxima páginaÚltima página  

O enigma da Esfinge

A Esfinge é um ser mitológico que possui a cabeça de mulher, o corpo de um leão e as asas de uma águia. Conta a lenda grega que o monstro, enviado por Hades ou Hera, invadiu o território da cidade de Tebas, destruindo os campos e afugentando os moradores. A criatura, que havia aprendido um enigma com as Musas, propôs-se a se retirar do local se alguém conseguisse decifrar o seu significado, porém aqueles que não o conseguissem, seriam devorados. Sua adivinhação era: "O que possui quatro pernas pela manhã, duas pernas pela tarde e três pernas ao anoitecer?" Édipo, filho do rei de Tebas e assassino inconsciente do próprio pai, foi quem solucionou o mistério, respondendo "o homem, pois ele engatinha quando pequeno, anda com as duas pernas quando é adulto e usa bengala na velhice." Depois de derrotada, a Esfinge suicidou-se, jogando-se num abismo, e Édipo, como prêmio, recebeu o Reino de Tebas e a mão da rainha enviuvada, sua própria mãe.


Curupira, o lendário defensor das florestas

O curupira é uma das lendas mais comuns do folclore brasileiro. Trata-se de um indiozinho de cabelos vermelhos ou cabeça raspada, defensor da flora e fauna e inimigo daqueles que caçam por prazer. O traço mais marcante do ser do imaginário tupi-guarani são seus pés virados para trás que deixam trilhas confusas àqueles que tentam persegui-lo. O curupira muitas vezes é descrito como uma entidade má e assassina, não tendo piedade alguma com os caçadores. Por isso, os índios que nele acreditam costumam deixar artefatos como uma espécie de oferenda para que os curupiras não os ataquem. Uma de suas táticas é o uso de um assobio alto e estridente que tem o poder de desorientar o alvo, fazendo-o perder-se na mata.


O que é o Ramadã?

O Ramadã é o nono mês do calendário árabe, o qual tem meses mais curtos, caindo em diferentes épocas a cada ano. Em 2000, ele começou no dia 28 de novembro e vai até 27 de dezembro. Nesse período, comemora-se a revelação dos primeiros versos do Corão (Qur'an), o livro sagrado do islamismo, por Alá. Para tal, os praticantes da religião muçulmana fazem caridade e nada comem ou bebem enquanto o Sol encontra-se no céu, regra que só pode ser quebrada por doentes, crianças e soldados. As restrições também são feitas em relação ao sexo e fumo. As famílias acordam cedo e fazem uma refeição antes do Sol nascer, chamada suhoor, e outra à noite, a iftar, antes de visitar os amigos e parentes ou freqüentar mesquitas. O jejum, além de purificar corpo e alma, exercita o autocontrole e faz as pessoas passarem menos tempo pensando nas coisas do dia-a-dia, voltando-se à devoção. O sacrifício encerra-se com uma grande festa, o Eid al-Fitr.
»  O Corão e Jesus Cristo


A lenda da Fênix

A figura da Fênix originou-se no Egito, mas foi venerada também pelos gregos. Conta a lenda que a ave era constiuída de fogo e vivia por vários séculos. No fim de sua existência, o grande pássaro queimava em uma pira de ervas mágicas e logo depois renascia das próprias cinzas, sendo então considerada um ser eterno. Essa propriedade mística tornou-a símbolo da imortalidade da alma e também dos anos, que morrem e renascem a cada 365 dias.


A origem da palavra czar

A denominação czar, o modo como ficaram conhecidos os imperadores que governaram a Rússia até o início do século XX, é uma homenagem a Cezar, o famoso imperador romano. Na verdade, a palavra originalmente usada pelos russos era tzar, pois o fonema "cz" não existe em seu idioma. Porém, devido à ocidentalização do nome, ele voltou a tornar-se mais próximo de sua origem.
» Tzar russo instituiu imposto sobre barbas


  Primeira páginaPágina anterior Próxima páginaÚltima página  

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade