Curiosidades    Comes e Bebes
Capa
Ciência e Tecnologia
Comes e Bebes
Cultura
Esportes
Fatos Absurdos
Frases e Provérbios
História
Lugares
Marcas e Personagens
Mundo Natural
Objetos
Recordes
Ser Humano
Variedades
 Sites Relacionados
» Ciência
» Educação
 Fale conosco
Envie suas críticas e sugestões para o Terra Curiosidades

  Primeira páginaPágina anterior Próxima páginaÚltima página  

O chiclete foi invenção copiada dos índios da Guatemala

A goma de mascar, ou chiclete, é tido como algo tipicamente norte-americano devido à popularização nos Estados Unidos. No entanto, foi copiado dos indíos da Guatemala, que mascavam a resina extraída de uma árvore, o chicle, para estimular a produção de saliva e evitar que a boca ficasse seca durante longas caminhadas.


Vitamina A para dar e vender

A história da cenoura começa ainda na Antiguidade, período em que era cultivada na região do Mar Mediterrânio e usada como planta medicinal. O vegetal, de origem afeganistã, era cozido em ensopados para auxiliar na recuperação de doentes. No século XIII ela se popularizou na Europa, de onde mais tarde migrou para a América. O consumo de cenoura crua, em forma de salada, ganhou as mesas apenas no século XX. A inconfundível cor alaranjada que o vegetal carrega deve-se à presença de grandes quantidades de beta-caroteno, substância transformada em vitamina A pelo corpo humano. A vitamina A previne a cegueira noturna e pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol no sangue. Além disso, o vegetal também possui fibras, potássio e é fonte de vitamina C. Uma cenoura média tem mais de 200% da quantidade de vitramina A que uma pessoa adulta necessita por dia.


Como surgiu o chapéu de cozinheiro

Durante a Idade Média, na França, o trabalho de cozinheiro era visto com tanta importância que eles recebiam um título militar, o de officiel de bouche (oficial da boca). Dentro da hierarquia da cozinha, os chapéus brancos de alturas variáveis foram adotados para identificar o posto exercido por cada um. Enquanto o chef usava sempre o mais alto de todos, os auxiliares mais simples vestiam apenas um boné.
Fonte: Oh! Dúvida Cruel, ed. Record


Sabores da bebida típica do Rio Grande do Sul

O mate ou chimarrão, bebida típica do gaúcho, é sempre feito e tomado em cuia proveniente do porongo. Porém, as mulheres utilizam também canecos de barro ou alouçados e cuias feitas de madeira para tomar mate doce. No Rio Grande do Sul só as mulheres que tomam mate com açúcar. Elas também apreciam o mate de leite. Em vez de água, a cuia com erva é enchida com leite quente, previamente prepara-do com açúcar, canela e erva-doce. O mate de leite é tornado de preferência à tarde, acompanhado de pão ou biscoitos, e oferecido a visitas íntimas - vizinhas e comadres.


Provadores de perfumes, queijos e vinhos vivem do nariz

Há profissionais que vivem do nariz. São os provadores de perfumes, queijos e vinhos. Um bom perito consegue examinar, por dia, cerca de 20 produtos diferentes. Devem evitar a inalação de certas substâncias, como a benzina, por exemplo, por que ela embota o olfato. E fugir a qualquer preço dos resfriados, pela mesma razão.


  Primeira páginaPágina anterior Próxima páginaÚltima página  

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade