Curiosidades    Ciência e Tecnologia
Capa
Ciência e Tecnologia
Comes e Bebes
Cultura
Esportes
Fatos Absurdos
Frases e Provérbios
História
Lugares
Marcas e Personagens
Mundo Natural
Objetos
Recordes
Ser Humano
Variedades
 Sites Relacionados
» Ciência
» Educação
 Fale conosco
Envie suas críticas e sugestões para o Terra Curiosidades

  Primeira páginaPágina anterior Próxima páginaÚltima página  

Fantasma ou barulho?

Os ouvidos humanos não escutam os ruídos causados por infra-sons, ondas sonoras em freqüência extremamente baixa, porém os mesmos são percebidos por nosso organismo. Ao receber a onda, o bulbo cerebral vibra e provoca hiperventilação, fato que pode trazer sensação de medo ou até causar alucinações. Além do bulbo, o líquido ocular também vibra e cria manchas cinza na visão. O labirinto, por sua vez, pode tremer, desorientando-nos espacialmente. Esses fatos podem facilmente ser confundidos com fantasmas e almas penadas, especialmente porque somos diferentes e as reações podem ser sentidas apenas por uma ou outra pessoa mais sensível.


Do que você está rindo?

Pesquisadores acreditam que o motivo da risada é relacionado diretamente com o desejo de não ficar sozinho e a necessidade de criar laços. Risos ocorrem quando as pessoas sentem-se confortáveis umas com as outras, quando estão relaxadas e livres. E quanto mais ri-se junto, mais laços se criam. Essa pode ser a razão do riso ser contagioso. Estudos também mostram que pessoas na liderança usam mais o humor do que seus subordinados. Você já viu a cena clássica do chefe que solta uma gargalhada e logo é acompanhado por todos a sua volta? Controlar o humor de um grupo é uma maneira de exercer poder sobre ele. Para reafirmar a tese de que o riso é um ato social, outros estudos comprovaram que somos 30 vezes mais suscetíveis ao riso quando estamos em grupo do que sozinhos. Até mesmo o gás do riso perde muito de sua eficiência se usado individualmente.
» Por que sentimos cócegas?


Hipócrates é considerado o Pai da Medicina

Hipócrates, sábio da Grécia, que viveu no quarto século antes de Cristo, é considerado o Pai da Medicina. O nome é associado ao juramento que os médicos fazem quando se formam. O texto tem sido abreviado e modificado ao longo do tempo. Mas sabe-se, com certeza, que não foi escrito por ele.


Quanto tempo dura um sonho?

Antigamente pensava-se que os sonhos aconteciam em flashs (fração de segundos), hoje sabe-se que eles na verdade ocupam tempo real em nossa mente, ou seja, acontecem na mesma velocidade que imaginamos estar vivenciando-os. Um sonho comum dura de 10 a 40 min. Seu enredo é sempre relacionado com nos nossos medos, preocupações, desejos ou coisas que estão para acontecer. Algumas pessoas imaginam que não sonham, o que não é verdade, elas apenas não se recordam de tê-lo feito. Isso ocorre porque para lembrar de um sonho é preciso acordar no momento em que ele acontece.


A história dos transplantes capilares

Os transplantes capilares datam do início do século 19. Nos livros médicos sobre o tema há relatos de experiências com transplantes de pêlos de animais já em 1804, feitos por um médico europeu chamado Baromio. Em 1822, dr. Diffenbach se especializaria em transplantes de cabelos e pele. Paralelamente, os japoneses realizaram várias experiências, talvez porque as gueixas e prostitutas tinham os pêlos pubianos arrancados e, quando "mudavam de vida", recorriam aos médicos para um transplante; ou talvez pelos vários acidentados em terremotos.
Fonte: AE


  Primeira páginaPágina anterior Próxima páginaÚltima página  

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade