Curiosidades    Ciência e Tecnologia
 Fale conosco
Envie suas críticas e sugestões para o Terra Curiosidades

Primeira páginaPágina anterior Próxima páginaÚltima página

Como funciona um prisma?

Um feixe de luz branca é formado por radiações das cores vermelha, amarela, verde, azul e violeta, sendo que cada um dos raios possui diferentes comprimentos de onda. Quando a luz atravessa um prisma, objeto geralmente feito de plástico ou vidro, cada uma dessas cores sofre um desvio diferente, ocorrendo então a aparente separação de cores. Quanto mais espesso for o prisma, maior o caminho que a luz irá percorrer e, conseqüentemente, mais espalhadas seram as cores.

O primeiro computador do mundo

O primeiro computador surgiu em 1941 e se chamava Z3. Ele foi construído pelos alemães e tinha como principal função a codificação de mensagens. Porém foi destruído em Berlim, nos deixando pouquíssimas informações.
(Colaboração de Devid Castro)

Somos todos marcianos?

A rocha de Allen Hills, fragmento encontrado em 1996, na Antártida, foi supostamente - de acordo com cientistas - expelida do planeta Marte devido a uma explosão. Após anos vagando pelo espaço, a pedra foi capturada pela atmosfera terrestre, vindo parar na superfície do planeta. A novidade, divulgada por um estudo das universidades de Caltech, Vanderbilt e McGill, dos Estados Unidos, é que o objeto possui traços de bactérias. A idéia que vem excitando a imaginação de muita gente é a da possibilidade de toda ou pelo menos parte da vida na Terra prover do planeta vermelho. Um estudo mais detalhado do objeto irá agora ajudar os cientistas a fundamentar ou descartar a hipótese de termos todos um pezinho em Marte.

O poder das plantas ganha respeito

A comprovação científica da medicina popular é um fato cada vez mais comum. Recentemente um projeto do Centro de Ciências da Saúde da Univali, em Santa Catarina, testou os efeitos de três plantas nativas brasileiras: a flor de barbalho, ou rosa do campo (Menadevilla illustris), usada popularmente como antiinflamatório e contra picada de cobra; a amora branca, ou amora do mato (Rubus imperialis), conhecida por combater a dor e diabetes, e o sarandi negro (Sebastiania schottiana). As três plantas responderam positivamente aos testes, fundamentando a sabedoria popular e se mostrando, por vezes, mais eficazes que os remédios disponíveis no mercado. É o caso da Rubus imperialis, que possui um composto com ação analgésica 30 vezes maior que o paracetamol ou a aspirina.
Fonte: AE

Como surgiu a escala Celsius?

O uso de uma escala padrão para medida de temperatura se faz necessário principalmente na ciência, pois isso facilita a troca de informação entre cientistas de todo mundo e a compreeensão dos resultados. A escala de Celsius ou centígrados, criada por Anders Celsius, um astrônomo sueco, foi a escolhida como padrão por usar um sistema de medida muito simples, ao ser criada, Celsius, usando uma escala de 0-100, baseou-se no ponto de congelamento da água (zero graus centígrados) e evaporação da mesma (cem graus centígrados).

Primeira páginaPágina anterior Próxima páginaÚltima página