Curiosidades    Ciência e Tecnologia
 Fale conosco
Envie suas críticas e sugestões para o Terra Curiosidades

Primeira páginaPágina anterior Próxima páginaÚltima página

A forma do universo

O Universo é plano! Essa é a resposta encontrada pelos cientistas depois de estudos com um balão high-flying na região antártida, que suspendeu um telescópio na altura de 40 mil metros. O instrumento sobrevoou o continente gelado por dez dias. Para os astrônomos, a descoberta confirma que a luz, fora da ação da gravidade, viaja em linha reta, e não em curvas. A idéia de que o universo poderia ser curvo foi proposta por Albert Einstein.

Nicotina pode ser usada em terapias cerebrais

Cientistas estão estudando o uso terapêutico da nicotina. Muitos grupos de pesquisadores acreditam que ela pode tratar desde problemas de memória até o mal de Parkinson ou depressão. O uso da droga experimantal, a AR-R 17779, em ratos de laboratório, aumentou sua capacidade de aprendizado e memória, além de reverter a perda das mesmas capacidades em bichinhos com dano cerebral semelhante ao mal de Alzheimer.

A tendência ao vício pode combater os riscos do mal de Parkinson

Após ter-se verificado que a incidência do mal de Parkinson em fumantes e alcoólatras era menor do que nas outras pessoas, cientistas logo imaginaram que alguma substância contida nesses produtos inibia a doença. Porém, os pesquisadores têm uma nova tese, a de que o comportamento viciante, aguçado pela quantidade de dopamina no cérebro, é que reduz os casos de Parkinson. As pessoas que possuem uma quantidade menor de dopamina, e por isso não muita pré-disposição ao vício, apresentam maior chance de desenvolver a doença.

Origem da expressão "Bug"

Os primeiro computadores eram grandes e utilizavam válvulas. Como consequência, as salas nas quais ficavam em funcionamento os tais "monstros" (em comparação aos micros de hoje) eram abrigos perfeitos para insetos ("bugs" em inglês), causando grandes problemas. Os bichinhos pousavam em alguma válvula ou chave, e morriam. Iam se acumulando até que as coitadas das máquinas paravam de funcionar - pois não tinham a mesma tecnologia de hoje. Quando descobriram a causa das máquinas pararem, ou seja, os insetinhos, acostumaram a chamar qualquer problema de BUG, originando assim a tão conhecida expressão.
(Colaboração de Thaís Couto)

Na ocasião de seu descobrimento o eletromagnetismo foi visto com incredulidade

Em 1821, Faraday, cientista inglês, descobriu o eletromagnetismo. Era o ponto de partida para desenvolvimento dos motores elétricos. Incrédulo, o primeiro-ministro Gladstone, sem enxergar utilidade prática, perguntou-lhe para que servia a eletricidade. O cientista respondeu: "Para que serve uma criança?" Naquele tempo, a eletricidade movimentando a sociedade humana não passava de sonho.

Primeira páginaPágina anterior Próxima páginaÚltima página