[baú de brincadeiras][wallpaper][seção depois da aula]

SKATE DE DEDO

Na onda do fingerboard

- Aprenda a fazer algumas manobras

Muros, postes, cadernos e carteiras viraram pistas de skate para a galera que aderiu à moda do fingerboard, ou skate de dedo. A mania começou nos Estados Unidos e hoje é febre aqui no Brasil. Já existem campeonatos e até vídeos de manobras.

Carlos Eduardo Pimenta, de 13 anos, começou a praticar o esporte no começo do ano e já arrematou o segundo lugar num campeonato realizado em abril. "Eu já andava de skate, mas o finger é mais fácil e não dá para levar tombo", diz.

As manobras do fingerboard são praticamente as mesmas do skate normal. É preciso muito treino. Em um mês já dá para arriscar movimentos radicais, como o tail slide, quando o skate fica no corrimão só com a parte de trás.

Existem vários tipos de skate de dedo, feitos com diferentes materiais. Os mais comuns são os de acrílico. Alguns deles possuem uma lixa na superfície, que aumenta o peso do miniskate e dificulta as manobras dos iniciantes. Os novatos devem preferir os fingerboards sem lixa. Modelos de madeira e alumínio são um pouco mais pesados e bons para manobras de solo. As pistas de fingerboard são cópias em miniatura das de skate e, em geral, feitas de madeira.

Camilo Pinheiro e Rafael Antonelli são feras no fingerboard, pois o praticam há um ano e meio. Camilo, de 19 anos, trabalha em uma loja de skate e anda de patins. Um dia ele estava assistindo a um vídeo de patins e viu um garoto fazendo umas manobras no miniskate. "Peguei um chaveiro de skate e comecei a praticar", explica. Seu amigo Rafael, de 16 anos, curtiu a idéia e arriscou alguns movimentos.

Bruno já tem até patrocínio
(Hélvio Romero/AE)

Bruno Cássio Santoro, de 15 anos, foi ver o cenário de gravação de um clipe do Charlie Brown Jr. e suas manobras foram gravadas. "Não sei se vai sair no clipe, mas achei bem legal", comenta. Chorão, de 30 anos, o vocalista da banda Charlie Brown Jr. curte os miniskates. Ele possui até um half, tipo de rampa onde brinca com sua miniatura enquanto fala ao telefone. Skatista há muito tempo, Chorão acha que o fingerboard é uma boa escola para quem quer aprender a andar de skate. "O fingerboard é legal, mas nada se compara ao skate de rua", garante. O fingerboard pode ser encontrado em lojas de skate. Algumas delas já estão organizando até campeonatos.

Outras miniaturas - Além dos skates, outras miniaturas estão pintando por aqui. Bicicletas, pranchas de surfe e patins já podem ser encontrados em camelódromos e lojas especializadas. As manobras da prancha de surfe são feitas com os dedos na superfície, como no miniskate. Os patins são colocados nos dedos. Já as bicicletas são controladas com os dedos no guidão.

Dê sua opinião: é mais fácil manobrar um skate normal ou um skate de dedo?   

[baú de brincadeiras][wallpaper][seção depois da aula]

Copyright © 1996 - 1999 ZAZ. Todos os direitos reservados. All rights reserved.