Crianças Novidades
Sites relacionados
Harry Potter
Games
My Pet
Outerspace
Virtual Books
Novidades

Segunda, 14 de abril de 2003, 16h53
Mergulhe na leitura na Semana Nacional do Livro Infantil

Lidia Neves/Redação Terra

João Miguel Jr./Divulgação
Monteiro Lobato contou histórias do interior
 
Esta semana, no dia 18, temos o Dia Nacional do Livro Infantil. A comemoração foi criada em 2000 pelo entãop presidente Fernando Henrique Cardoso, em homenagem ao aniversário de um grande escritor brasileiro, o José Bento Monteiro Lobato.

Ele tinha uma obsessão em seu trabalho: fazer o povo ler. Por isso, até lançou uma editora, a Monteiro Lobato & Cia., em 1920. Em sua carreira, foi consagrado nos trabalhos que fez para adultos, mas especialmente no que escreveu para as crianças.

Monteiro Lobato escreveu as histórias do Sítio do Picapau Amarelo, que podemos assistir também na televisão atualmente. As histórias com Narizinho, Emília, Pedrinho, Tia Nastácia, Dona Benta, Visconde de Sabugosa e tantos outros personagens já marcaram várias gerações desde que ficaram conhecidos já na década de 20 do século passado.

Veja também:
» Fotos do Sítio na TV

Monteiro Lobato, aproveitou seu talento e sua carreira para contar os costumes da região do Vale do Paraíba, onde nasceu em em 1882 (se ele fosse vivo, teria 121 anos!). Ele é da cidade de Taubaté e a maioria dos seus personagens são inspirados nas pessoas que ele conheceu na sua infância.

Das histórias que escreveu para os adultos, seu personagem mais conhecido foi o Jeca Tatu, que foi usado para propagandas e também é conhecido até hoje. Ele também escrevia crônicas e colunas em jornais.

Monteiro Lobato morreu em 1948, mas até hoje ele é uma figura muito importante da literatura infantil. Mas não é só ele que escreveu livros legais. No Brasil, temos muitos bons autores de livros infantis, cheios de histórias para divertir pessoas de todas as idades.

E agora, com a Internet, temos também os livros virtuais, livros para download, livros de todo jeito e para todos os gostos.

Aproveite a Semana Nacional do Livro para ler bastante. Além de conhecer novas aventuras, você aprenderá um monte. Boa sorte!

            



» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade