Crianças Novidades
Sites relacionados
Harry Potter
Games
My Pet
Outerspace
Virtual Books
Novidades

Segunda, 31 de março de 2003, 20h16
Pregue uma peça em seus amigos no Dia da Mentira

Redação Terra

 
Nesta terça-feira, 1º de abril, é Dia da Mentira. Mentir não é legal, mas neste dia as mentirinhas — aquelas sem maldade e que não prejudicam ninguém — estão liberadas. Mas por que todo o mundo comemora o dia da mentira?

Existem várias versões que explicam a origem do dia. Uma delas, a mais famosa, conta que a lembrança da data começou quando a França começou a usar o calendário gregoriano e mudou a comemoração do Ano Novo, que costumava ser uma festa que durava uma semana, entre 25 de março e 1º de abril, no começo da primavera na Europa.

De acordo com o novo calendário, a comemoração deveria acontecer no dia 1º de janeiro a partir do ano de 1564. Esta decisão foi tomada pelo rei Carlos IX, da França, e depois foi seguida por outros países da Europa.

Alguns franceses ficaram revoltados com a mudança de data e continuaram comemorando a virada do ano em abril. Para gozar dessas pessoas, outros franceses mandavam-lhes presentes esquisitos e convites para festas que não aconteciam e a data ficou conhecida como o Dia da Mentira. Esse costume se difundiu para a Inglaterra, duzentos anos depois, e então para todo o mundo.

Na Inglaterra, quem "cai em 1º de abril" é chamado de noodle (pateta). Na França, de poisson d'avril (peixe de abril); na Escócia, de april gowk (tolo de abril); nos Estados Unidos, de april fool (bobo de abril).

Aproveite o dia para pregar uma peça em seus amigos. Hoje pode. Mas só hoje, hein?

            



» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade