•     A sua obra inicial é considerada ruim por parte considerável do público, entretanto ele encarava as críticas como elogios, fazendo até brincadeiras: "Se alguém vomitar durante a projeção de um filme meu, considero uma ovação".
  •     Quando exibia seus filmes, John Waters propunha atrações interativas. Em Polyester, todos os odores do filme estão reproduzidos numa cartela odorama. À medida que surgem na tela as cenas com odores, o público pode senti-los raspando a cartela.
  •     A proposta de Waters em Polyester era mesclar um ator hollywoodiano (Tab Hunter) com Divine (um travesti que conheceu na sua cidade e acabou virando ator de seus filmes). Segundo o diretor "Essa combinação inusitada entre underground e Hollywood intrigou muita gente e até hoje eu agradeço ao Tab Hunter por ter tido a coragem de aceitar o convite numa época em que muita gente da comunidade cinematográfica ainda se horrorizava com as coisas que eu fazia. Lembro que, principalmente, críticos mais jovens apreciaram a parceria".

Polyester

Título original: Polyester
Ano: 1981
País de origem: EUA
Língua: Inglês
Cor: Colorido
Diretor: John Waters
Duração: 86 min
Elenco: Divine Tab Hunter, Edith Massey, David Samsan, Mary Garlington, Mink Stole

O filme conta a história de Francine Fishpaw, matriarca de uma típica família de novos-ricos. O dinheiro deles vem do teatro pornô do marido Elmer. Os vizinhos odeiam Francine por ela ser a mulher do rei da obscenidade e protestam contra o teatro. As coisas pioram. Lu-lu, a filha, está grávida de um desordeiro, Dexter, o filho, foi declarado insano e seu marido está tendo um caso com a secretária.

O Diretor
John Waters nasceu em 1946 em Baltimore, nos Estados Unidos. Após largar a faculdade de cinema em Nova York, voltou a sua cidade natal, onde começou a produzir filmes com orçamentos baixíssimos. Seu estilo de fazer filmes é de difícil definição, a não ser por uma obsessão pelo nojento, grotesco, o kitsch, a violência e os ataques constantes a qualquer instituição estabelecida ou respeitada.

Filmografia
2004 - A Dirty Shame
2000 - Cecil Bem Demente
1998 - O Preço da Fama
1994 - Mamãe é de Morte
1990 - Cry-Baby
1988 - Hairspray - E Éramos Todos Jovens
1981 - Polyester
1977 - Desperate Living
1974 - Female Trouble
1972 - Pink Flamingos
1970 - Multiple Maniacs
1969 - The Diane Linkletter Story
1969 - Mondo Trasho
1968 - Eat Your Makeup
1966 - Roman Candles
1964 - Hag in a Black Leather Jacket