Música Oscar 2003 Notícias
Sites relacionados
Cinema
Globo de Ouro 2002
Oscar 2002
Notícias

Sábado, 22 de março de 2003, 22h03
Domingo pela manhã será prazo final para adiamento ou não do Oscar

Vista de cima do famoso carpete vermelho,
que não será usado. (Foto: AP)
Hollywood segue em frente com os preparativos finais neste sábado para o 75º Oscar, o tradicional ponto alto da indústria cinematográfica, que luta para não ser uma das "baixas" da guerra. "Logicamente, o que podemos fazer é preparar tudo e ver o que acontece na manhã de domingo", disse o produtor do Oscar, Gil Cates.


Os organizadores dizem que estão levando adiante os planos de realização da cerimônia apesar da escalada de combates e atenções dispersas para assuntos como "o que as estrela devem vestir para o Oscar em tempos de guerra?" e "o que as estrelas deveriam dizer na cerimônia?". Como o jornal Los Angeles Times bem notou, é uma busca da academia para o que seria adequado na situação atual em que se encontra o mundo.

Frank Pierson, presidente da academia, disse a repórteres que a resposta de se "o show deve ou não continuar" é "sim". Organizadores disseram que agora "é mais importante ainda", para honrar a cultura americana, mas acrescentaram que estão acompanhando toda a movimentação militar no Iraque a todo o momento. Mudanças, como o adiamento da cerimônia, podem ocorrer ainda na manhã de domingo, dependendo dos acontecimentos "extraordinários" que ocorram, informaram.

A decisão veio depois de uma semana de debates em Hollywood sobre o assunto. Apesar da desistência do apresentador Will Smith, que já foi indicado a Melhor Ator, outras estrelas mudaram suas preocupações para mudanças no vestuário.

Roupas pretas no Oscar

Se preparam para uma simples, sóbria e preta roupa, deixando o vestuário branco, diamantes e decotes para o ano que vem.

O acessório mais quente da cerimônia será aparentemente o símbolo da paz, que atores como Dustin Hoffman e Julianne Moore irão usar - ou até mesmo rolos de fitas adesivas, em uma alusão ao pedido alarmista do governo americano para seus cidadãos vedassem suas janelas e portas com o durex.

Outras desistências da noite são Aneglina Jolie, o diretor de Senhor dos Anéis II, Peter Jackson, e o diretor Aki Kaurismaki, que concorre como Melhor Filme Estrangeiro.

Outra decisão da Academia foi suspender o tapete vermelho, pois as estrelas ficariam constrangidas ao serem fotografadas pela mídia ao mesmo tempo em que soldados aliados estavam sendo mortos no Iraque.

A maior parte das festas está ainda de pé, mas a imprensa foi barrada da cobertura desses eventos para impedir, talvez, a cobertura das frivolidades das estrelas que marcaram as festas anteriores.

Sarandon vai protestar?

Na verdade, uma parte do público estará atento mais para ver se a atriz Susan Sarandon vai usar seu tempo como apresentadora para protestar contra a guerra. A atriz é uma das ferrenhas mulheres do showbusiness a se declarar contrária à guerra.

Os organizadores dizem que as estrelas, como bons atores, vão se submeter ao script. Os prêmios do Oscar nunca foram cancelados em seus 75 anos de história, mas foi três vezes adiado. Uma vez em 1938 devido à inundação em Los Angeles; outra em 1968 depois do assassinato de Martin Luther King Jr.; e em 1981 por causa da tentativa de assassinato contra o presidente Ronald Reagan.

A polícia está em constante contato com executivos da rede ABC, que irá transmitir a cerimônia, e a emissora americana está preparada para interromper o evento a qualquer momento para notícias do Iraque.

A academia armou um forte esquema de segurança para a noite no Hollywood Kodak Theater, que irá abrigar 3,5 mil estrelas e convidados.

Reuters

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade