Música Oscar 2003 Notícias
Sites relacionados
Cinema
Globo de Ouro 2002
Oscar 2002
Notícias

Sexta, 21 de março de 2003, 11h56
Tiros em Columbine é favorito ao Oscar de melhor documentário

Tiros em Columbine, de Michael Moore, um documentário provocante sobre as raízes da violência armada nos Estados Unidos, é visto como candidato favorito a levar para casa o Oscar em sua categoria.

Inspirado no massacre da escola Columbine, em Littleton, Colorado, em 1999, o documentário custou 4 milhões de dólares e já rendeu mais de 19 milhões, o que é um recorde para o gênero.

Michael Moore é um provocador social que se tornou conhecido em 1989 com Roger and Me, sobre o impacto que o fechamento da fábrica da General Motors em Flint, Michigan, teve sobre a população da cidade.

Desde então, acostumou-se a irritar as grandes empresas com seu trabalho. Em vista de suas posições políticas declaradas - um trecho de Columbine fala das agressões militares internacionais cometidas pelos EUA -, é pouco provável que deixe de mencionar os acontecimentos mundiais atuais num possível discurso seu de aceitação do Oscar.

"É muito raro os juízes na categoria documentário aceitarem trabalhos inovadores. Mas, agora que 'Columbine' já passou pelo comitê conservador, o filme tem fortes chances de ser aprovado pelo voto mais amplo", disse a diretora Becky Smith, professora adjunta de cinema na Universidade da Califórnia em Los Angeles.

QUEIXA CONTRA A SONY

O alvo mais recente de Moore agora é a Sony Pictures Classics, distribuidora de Winged Migration, um documentário francês, também indicado ao Oscar, que leva o espectador numa viagem pelo mundo vista pelos olhos de uma ave migratória.

Moore se queixou ao Los Angeles Times que a Sony restringiu as exibições de seu filme Winged, numa tentativa de influir sobre a votação do Oscar.

A Academia exige que todos os eleitores na categoria documentário assistam a cada filme indicado. É uma obrigação que reduz o número de eleitores a um núcleo irredutível de fãs do gênero documentário.

Moore afirma que a maioria dos membros da Academia que viram e gostaram de seu filme não poderá votar nele em função das regras e porque a dificuldade em assistir a Winged Migration vai fazer com que não possam votar no melhor documentário.

Outros candidatos ao Oscar de melhor documentário incluem Daughter from Danang, a história de uma mãe texana de 30 anos, filha de pai norte-americano e mãe vietnamita que foi tirada do Vietnã em 1975, durante a chamada "operação Babylift".

Vinte e dois anos mais tarde ela parte para o reencontro com sua mãe natural, em Danang.

Prisoner of Paradise, de Malcolm Clarke e Stuart Sender, relata a vida de Kurt Gerron, ator, diretor e astro de cabaré judeu alemão em Berlim nos anos 1920 e 1930.

O quinto indicado é Spellbound, a história de oito crianças de origens distintas que encontram um elo em comum quanto competem num concurso nacional de ortografia.

Reuters

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade