Música Oscar 2003 Notícias
Sites relacionados
Cinema
Globo de Ouro 2002
Oscar 2002
Notícias

Terça, 18 de março de 2003, 15h07
Frida deu fama a Salma Hayek, mas não fortuna

O polêmico retrato da artista Frida Kahlo foi um dos pontos mais altos da carreira da atriz mexicana Salma Hayek. Em termos financeiros, no entanto, foi um fracasso total.

"Não ganhei um único dólar. Aliás, perdi muito dinheiro - mas ganhei várias outras coisas", disse Hayek, falando de seu trabalho em Frida, pelo qual recebeu uma indicação ao Oscar de melhor atriz.

"Não estou me queixando, mas, em termos econômicos, este filme foi um fracasso", disse ela a jornalistas na capital mexicana, onde foi homenageada pelo governo e milhares de fãs durante o fim de semana.

Hayek, 36 anos, contou que a Miramax Films, da Disney, lhe pagou um salário de apenas US$ 2 mil pelo papel da atriz mexicana e que, depois de sete anos em busca de patrocinadores para o filme, ela ajudou a financiar o projeto com seu próprio dinheiro.

Frida arrecadou cerca de US$ 24,8 milhões de bilheteria nos EUA. Não ficou claro por que o salário pago a Hayek foi tão irrisório.

O filme a transformou em estrela de Hollywood e a primeira mexicana indicada a um Oscar de melhor atriz nos 75 anos de história do prêmio.

Esse fato silenciou a crítica mexicana, que tinha apelidado o filme de "Frida de Hollywood" por ter tomado liberdades literárias com a história, e também por seus aspectos comerciais.

As chances de Salma Hayek ganhar o Oscar são consideradas pequenas. "Eu me contento com a simples indicação. Já posso morrer em paz, sabendo que sou a primeira mexicana indicada para o Oscar de melhor atriz", disse Salma Hayek, que começou sua carreira de atriz atuando em telenovelas mexicanas.

"Mas não posso perder a esperança. Tenho uma chance, como as outras... Gosto de surpreender as pessoas."

Ela vai comparecer à entrega dos Oscar, no domingo, com seu namorado, o ator Edward Norton, e seus pais, confiando nas chances de Frida vencer em pelo menos algumas das categorias em que foi indicado. O filme seria forte candidato ao Oscar de melhor maquiagem.

A música do filme Burn it Blue, cantada por Caetano Veloso ao lado da mexicana Lila Downs, também foi indicada para o prêmio de melhor canção. A organização do evento confirmou a presença do brasileiro na cerimônia, que irá se apresentar ao lado de Downs.

Reuters

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade