Música Oscar 2003 Notícias
Sites relacionados
Cinema
Globo de Ouro 2002
Oscar 2002
Notícias

Segunda, 17 de março de 2003, 15h27
Campanha da Miramax a favor de Scorsese gera polêmicas

Exatamente quando se pensava que as campanhas promocionais exageradas do Oscar tivessem ficado para trás, a Miramax veio com uma nova surpresa. O estúdio atraiu inúmeras críticas por publicar anúncios em jornais reproduzindo frases de uma figura reverenciada em Hollywood, elogiando o filme Gangues de Nova York e seu diretor, Martin Scorsese.

Executivos da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, que concede os Oscar, dizem que a Miramax extrapolou quando pagou o ex-presidente da Academia Robert Wise, que também é um diretor de cinema ganhador do Oscar, para redigir um comentário no qual defende a escolha de Scorsese para receber o prêmio de melhor diretor.

Críticos da coluna de Wise, publicada inicialmente como editorial no Los Angeles Daily News, disseram que o diretor infringiu uma proibição implícita, mas aparentemente sagrada, que impede membros da Academia de revelar com antecedência em quem irão votar para o Oscar.

E afirmaram que a Miramax, distribuidora de Gangues de Nova York, violou o espírito das diretrizes do Oscar, que buscam conservar a dignidade do processo de votação.

"É uma violação direta das regras da Academia", disse ao Los Angeles Times o presidente da Academia, Frank Pierson. "A reação entre nossos membros tem sido de espanto, repúdio, raiva e ultraje."

O produtor e diretor Barry Levinson, ganhador do Oscar pelo filme Rain Man, disse ao The Times que achou os anúncios publicados por Wise "extremamente vulgares".

"Você olha para um anúncio como aquele e pensa: 'Por que não damos dinheiro às pessoas, simplesmente, e lhes dizemos em quem votar?'", disse ele.

Depois de aparecer como editorial no Los Angeles Daily News, no início do mês, a coluna de Wise foi republicada em vários outros jornais como anúncio pago pela Miramax, entre eles o Los Angeles Times, o The New York Times e jornais especializados de Hollywood.

MEMBROS DA ACADEMIA SE IRRITAM

Pierson disse que alguns membros da Academia ficaram tão indignados que queriam que suas cédulas de voto já preenchidas lhes fossem devolvidas para que pudessem tirar o nome de Scorsese delas.

As cédulas envidas pelo correio a cerca de 5.800 membros da Academia devem chegar a esta até 18 de março.

Executivos da Miramax contestaram, dizendo que anúncios e artigos de opinião de personalidades de Hollywood elogiando o trabalho de seus pares são coisa comum.

Wise teria concordado em escrever uma coluna em apoio a Scorsese depois que o jornal de Hollywood Daily Variety publicou uma crítica do roteirista William Goldman dizendo que Gangues é "uma porcaria" e que Scorsese não merece um Oscar pelo filme.

Um dos dirigentes da Miramax, Rick Sands, disse achar irônico que o estúdio não tenha ouvido queixas de membros da Academia sobre o artigo de Goldman.

Mas o próprio Scorsese, que já foi indicado ao Oscar cinco vezes mas nunca o recebeu, ficou "horrorizado" com os anúncios, informou sua porta-voz, Lois Smith.

"Ele conhece Robert Wise há anos e ficou emocionado com o que este escreveu a seu respeito, mas não sabia que o texto seria usado num anúncio", ele disse à Reuters.

A Miramax, que pertence à Disney, é conhecida por promover seus filmes no Oscar de maneira agressiva. O estúdio co-financiou e distribuiu Gangues de Nova York, que foi indicado em 10 categorias, incluindo as de melhor filme e melhor diretor.

ANÛNCIOS SÃO TIRADOS

O porta-voz da Academia, John Pavlik, disse que, em mais de 10 anos, não se recorda de nenhum presidente atual ou passado que tenha assinado um artigo expressando sua opinião própria favorável a qualquer indicado ao Oscar.

Um porta-voz da Miramax disse que o estúdio retirou os anúncios dos jornais depois que "alguns membros da Academia expressaram sua oposição a eles", mas disse que a polêmica pegou os executivos do estúdio de surpresa.

"Não sabíamos que membros da Academia acham ofensivo (publicar anúncios) .... e certamente não que essa prática violasse normas da Academia", disse Rick Sands em comunicado escrito à imprensa.

Ele citou vários outros anúncios ou comentários publicados de figuras de destaque em Hollywood elogiando o trabalho de outras, mesmo durante a temporada do Oscar.

Entre eles figuram elogios feitos por Robert Wise, no ano passado, ao musical Moulin Rouge. Julia Roberts expressou seu apoio a Denzel Washington, no ano passado, e Warren Beatty a Halle Berry, disse Sands.

Reuters

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade