Música Oscar 2003 Notícias
Sites relacionados
Cinema
Globo de Ouro 2002
Oscar 2002
Notícias

Segunda, 17 de março de 2003, 13h35
Oscarizáveis têm por trás best-sellers e obras desconhecidas

Todos os indicados ao Oscar de melhor filme têm livros por trás de seus roteiros, alguns pouco conhecidos do público em geral. Uma das histórias mais interessantes é a de Chicago, filme de Rob Marshall que concorre a 13 prêmios no domingo. Pouca gente sabe que o musical é baseado em uma história real que foi contada por uma jornalista. Ainda que a peça original seja conhecida, o que quase ninguém leu é o livro com os artigos escritos sobre o tema.

Em 1924, a repórter Maurine Watkins, da editoria de "polícia" do jornal Chicago Tribune, teve de cobrir a história de duas assassinas que foram consideradas inocentes em um julgamento, apesar de estar claro que eram culpadas. Ambas foram representadas pelo mesmo advogado. A jornalista escreveu uma peça sobre o assunto, Chicago, mas ficou com vergonha quando o espetáculo transformou as assassinas em celebridades.

Watkins deixou um filme ser feito sobre o assunto: Roxie Hart, de 1942, estrelado por Ginger Rogers. A repórter nunca mais vendeu os direitos de adaptação para o cinema. Quando ela morreu, em 1969, o coreógrafo Bob Fosse conseguiu comprá-los e o resto virou história. O que pouca gente conhece é o livro Chicago: With the Chicago Tribune Articles That Inspired It, da editora Southern Illinois University Press, que reúne os artigos escritos por Watkins sobre o caso.

As Horas, de Stephen Daldry, conseguiu colocar dois livros na lista de best-sellers: o próprio As Horas, de Michael Cunningham, e a obra que ele homanegeia, Mrs. Dalloway, de Virginia Woolf, lançada originalmente em 1925. O livro que dá origem ao filme, ganhador do Prêmio Pulitzer em 1998, está no início deste mês em 15º lugar na lista dos mais vendidos do jornal USA Today, enquanto o clássico está na 16ª posição.

Mrs. Dalloway é sobre um dia na vida de Clarissa Dalloway, uma mulher da sociedade londrina que planeja uma festa. Em uma data marcada por suicídio, o destaque da história é seu amor pela vida. Apesar de temas difíceis como aids e suicídio, As Horas também celebra a vida.
O livro conta a história de três mulheres de épocas diferentes: a própria escritora, interpretada por Nicole Kidman no filme; uma dona de casa dos anos 50 que lê Mrs. Dalloway, papel de Julianne Moore; e uma editora contemporânea de Manhattan que tem o apelido de Mrs. Dalloway, personagem de Meryl Streep.

Wladyslaw Szpilman, o personagem principal de O Pianista, escreveu o livro sobre sua sobrevivência no gueto de Varsóvia, na Polônia, para tentar lidar com as memórias dolorosas, segundo seu filho, Christopher Szpilman. O livro foi publicado em 1946, quando o músico parou de falar sobre suas experiências durante a ocupação nazista. Mas a obra, com o título original de Morte de uma Cidade, foi proibida por líderes comunistas da época.

Seu filho, que está com 51 anos, descobriu o livro apenas no início dos anos 60, no sótão de casa. Ele sabia muito pouco do que o pai tinha passado, de acordo com uma entrevista que deu à revista Newsweek. Quando o livro foi publicado novamente, em 1998, Szpilman ficou contente, mas a atenção sobre o assunto trouxe de volta muita dor. De acordo com o filho, sua maior tristeza é saber que ele foi o único sobrevivente. Szpilman morreu em 6 de julho de 2000, aos 88 anos.

Gangues de Nova York, de Martin Scorsese, concorre ao Oscar de melhor roteiro original, apesar de ter como "base" o livro homônimo de Herbert Asbury, lançado em 1928. A maior parte do script, no entanto, é uma história nova e o livro teria servido apenas como uma introdução para a trama. Do livro, há apenas os nomes de algumas gangues, como os Dead Rabbits e os Plug Uglies; os "traços" de dois personagens, Bill the Butcher e Monk McGinn; e o título. O resto vem de cerca de 50 fontes históricas diferentes.

De todos os livros que deram origem aos indicados ao Oscar de melhor filme, o que precisa de menos explicação é O Senhor dos Anéis: As Duas Torres. O segundo livro da trilogia de J.R.R. Tolkien é um best-seller há quatro décadas. Os livros foram escritos em meados dos anos 50 e viraram hit no início da década de 60. O autor morreu em 1973.

Ricardo Bairos/Planet Pop

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade