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O TROCO

RAPIDINHO

Violência. Morte. Sadismo. Tortura. Vingança. Sangue. Muito sangue. Quem não sabe que tudo isso é matéria-prima do cinema há mais de um século? Inclusive do bom cinema. Obras-primas foram construídas com estes ingredientes e resistem, incólumes, à passagem do tempo. "O falcão maltês", "O poderoso chefão", "Taxi driver", "Laranja mecânica" e tantos outros filmes maravilhosos contêm cenas de assassinato, estupro, mutilação e demais selvagerias que acompanham a humanidade desde que um macaco feioso usou um osso para bater em seu inimigo (que o chamou de feioso e, portanto, mereceu morrer, na ótica do feioso). Kubrick fez filmes violentíssimos. Coppola, Scorcese e Huston também.

Será que todos esses caras estão errados? O problema da violência no cinema não está na sua presença (ou não) na imagem projetada na tela branca e imaculada. O problema está na presença (ou não) de um autor na organização da violência que será projetada na tela. Organização que contém pelo menos dois aspectos essenciais: um de ordem ética e outro de ordem estética. O problema de "O Troco" é, portanto, muito simples: onde está o autor? Ele é Brian Helgeland, que co-escreveu o roteiro e dirigiu, até desentender-se com o astro Mel Gibson; ou é o próprio Gibson, que produziu, demitiu Helgeland no meio do caminho e aprovou o corte final?

"O Troco" não tem alma. O sangue de "O Troco" corre, mas não emociona. A estética de "O Troco", que procura o "noir", esbarra na sua ética, que procura um niilismo de fanzine punk, mas não tem a sua inocente honestidade. A violência de "O troco" não é fascista, nem gratuita. Ela é simplesmente vazia.


AGORA COM MAIS CALMA

Um astro como Mel Gibson tem muito poder. Pode, inclusive, dirigir seus próprios filmes (e o fez, demonstrando algum talento). Pode, também, escolher diretores e roteiristas para seus filmes. Em "O Troco" escolheu o roteirista do brilhante "Los Angeles - Cidade Proibida", Brian Helgeland. E fez mais: disse que Helgeland iria dirigí-lo. Imagine a responsabilidade de um diretor que estréia comandando Mel Gibson! Mas alguma coisa deu errado. Muito errado. Helgeland abandonou o projeto (ou foi afastado dele) e Gibson refilmou muitas cenas (ao que parece, inclusive a final).

Isso explica a constante oscilação do filme, que vai do "noir" clássico (em que a única moral é continuar vivo sem perder a "classe") até o mais rasteiro moralismo hollywoodiano (em que a única moral é que o mocinho não tem "classe", mas mata todo mundo porque é mais bonito). "O Troco" tem qualidades cinematográficas: fotografia climática, boa montagem, personagens conflituados e algumas boas piadas no roteiro. Tem, inclusive, o que falta ao igualmente violento "Vidas em jogo": capacidade de convencer ao espectador.

"O Troco" tem uma galeria completa de vilões, a saber: a) ex-parceiro traidor e sádico; b) garota oriental "dominatrix" e seus parceiros da máfia chinesa; c) gangsters do "sindicato" de Chicago, incluindo 3 (três) chefões diferentes; d) dois policiais corruptos; e) alguns traficantes de menor expressão. "O Troco" também tem um herói disposto a riscar, sem dó nem piedade, todas as alternativas acima. O que "O troco" não tem? Um autor. Será que precisa?

Depende. Quem quer apenas a diversão descerebrada e a volência catártica ficará satisfeito com "O Troco". Quem quer um pouco mais ficará decepcionado, pois perdeu-se uma boa oportunidade de fazer um filme sobre a violência, em vez de simplesmente apoiar-se nela para conquistar boas bilheterias. "O Troco" tem ecos de um filme importante e audacioso, "Crash" (de David Cronenberg) por dois motivos: a presença da atriz Deborah Kara Unger e uma certa ritualização da violência, associada ao prazer e ao sexo. A diferença é que "Crash" tem um autor (odiado ou adorado, mas sempre um autor), enquanto "O Troco" tem um astro-produtor que mudou as regras no meio do jogo.

Uma última reflexão sobre a violência no cinema: nos Estados Unidos, "O Troco" recebeu a classificação "R" ("Restricted", o que significa que adolescentes com menos de 17 anos só entram no cinema acompanhados dos pais ou responsáveis). Acho que tá certo. No Brasil, a censura é 12 anos! O filme, além de conter cenas de assassinato a sangue-frio e tortura, tem seqüências explícitas de sado-masoquismo e imagens bastante realistas de uma viciada em heroína. Tem alguma coisa errada com essa classificação. E aposto que ela tem razões econômicas: como a maioria dos espectadores, hoje, é de adolescentes freqüentadores de "shopping", limitar a sessão para maiores de 18 anos é fator negativo importante para a bilheteria. Tanto "O Troco" quanto "Pânico 2" são filmes para adultos, ou pelo menos para jovens com mais de 16 anos. Se a censura classificatória não for séria, brevemente os paladinos da moral e dos bons costumes trarão exemplos de crianças de 12 que se deixaram "influenciar" por esse tipo de filme e descarregaram uma 12 de cano cerrado nos amiguinhos. E eles não estarão de todo errados.


O Troco (EUA, 1998). De Brian Helgeland (ou de Mel Gibson?).


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Carlos Gerbase é jornalista e trabalha na área audiovisual, como roteirista e diretor. Já escreveu duas novelas para o ZAZ (A gente ainda nem começou e "Fausto") e atualmente prepara o seu terceiro longa-metragem para cinema, chamado "Tolerância".

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