Cinema › Notícias

Capa de cinema
Filmes
Onde Ver
Trailers
Notícias
Ranking
Festivais
Canal DVD
Fox Film
Chats
Boletim
E-mail
 

Globo de Ouro ajuda na bilheteria de filmes premiados

Terça, 21 de janeiro de 2003, 14h08

Cena de "Chicago"
» Saiba tudo sobre o Globo de Ouro no especial

A nova comédia familiar Kangaroo Jack liderou as bilheterias do feriadão do Dia de Martin Luther King na América do Norte, arrecadando quase 22 milhões de dólares em sua estréia. A entrega do Globo de Ouro, no último domingo, acabou beneficiando os filmes premiados como Chicago e The Hours.

Chicago recebeu três Globos de Ouro no domingo, e The Hours, Adaptação, About Schmidt e Gangues de Nova York levaram para casa dois cada. Entregues pela Associação de Jornalistas Estrangeiros de Hollywood, o Globo de Ouro é um indicador bastante confiável para as prováveis tendências do prêmio máximo do cinema, o Oscar.

As indicações ao Oscar serão anunciadas em 11 de fevereiro e os ganhadores, em 23 de março. No ano passado, apenas cinco dos 13 ganhadores de Globos de Ouro receberam Oscar, mas ainda assim o Globo teve um dos melhores índices de acerto entre as muitas premiações dadas em Hollywood.

O musical Chicago, da Miramax, ficou em sexto lugar nas bilheterias do feriadão, tendo arrecadado 9,1 milhões de dólares de apenas 557 cinemas entre sexta-feira e segunda. Seu total acumulado já chega a quase 29 milhões de dólares.

Chicago recebeu os Globos de Ouro de melhor ator (Richard Gere) e melhor atriz (Renee Zellweger) na categoria musical/comédia.

A Miramax também distribuiu Gangues de Nova York, que valeu a Martin Scorsese o prêmio de melhor direção e à banda de rock U2 o prêmio de melhor canção original. O filme ficou em 11º lugar nas bilheterias, com 4,7 milhões de dólares obtidos em 2.170 cinemas.

Gangues de Nova York recuperou seus custos
Rick Sands, da Miramax, observou que Scorsese é um dos poucos diretores conhecidos pelo grande público nos EUA, fato que aumenta a credibilidade do filme e suas perspectivas comerciais.

Levando-se em conta as previsões de lucros secundários (em VHS e DVD, por exemplo), o filme, que custou 100 milhões de dólares e arrecadou 61,5 milhões até agora, já se pagou.

Na categoria drama, o prêmio de melhor filme ficou com The Hours (Paramount Pictures), que também deu o prêmio de melhor atriz a Nicole Kidman.

Jack Nicholson foi considerado o melhor ator por About Schmidt (New Line Cinema), que também recebeu o prêmio de melhor roteiro.

Uma porta-voz da Paramount disse que o estúdio decidiria na segunda-feira como capitalizar em cima do sucesso de The Hours no Globo de Ouro. O filme está sendo exibido em 402 cinemas e ficou em nono lugar nas bilheterias, com 5,7 milhões de dólares.

Uma porta-voz da New Line disse que o estúdio espera um aumento moderado na bilheteria de About Schmidt na segunda-feira.

O longa-metragem está sendo exibido em 946 cinemas e aparece em oitavo lugar nas bilheterias, com 6,6 milhões de dólares obtidos no fim de semana prolongado.

Na competição pelos prêmios de melhor ator e atriz coadjuvantes, que não fazem distinção entre drama e comédia, os escolhidos foram Meryl Streep e Chris Cooper, ambos de Adaptação (Columbia Pictures).

O filme rendeu 2,2 milhões em 564 cinemas, valor insuficiente para figurar entre as 10 melhores bilheterias.

Reuters

mais notícias
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade