Cinema › Notícias

Capa de cinema
Filmes
Onde Ver
Trailers
Notícias
Ranking
Festivais
Canal DVD
Fox Film
Chats
Boletim
E-mail
 

Cidadão Kane é eleito mais uma vez como o melhor da história

Sexta, 09 de agosto de 2002, 10h34

O melhor filme da história continua sendo Cidadão Kane, de Orson Welles, segundo uma pesquisa internacional feita entre 144 diretores e críticos, divulgada na sexta-feira pelo British Film Institute.

Um Corpo que Cai (Vertigo), do britânico Alfred Hitchcock, ficou em segundo, e o francês A Regra do Jogo, de Jean Renoir, em terceiro na votação dos críticos.

Para os diretores, depois de Kane vêm os dois primeiros filmes da trilogia O Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola, seguidos por Oito e Meio, de Federico Fellini.

Para Nick James, editor da revista Sight and Sound, do BFI, as duas pesquisas mostram que "Welles é o Shakespeare do cinema moderno". "A votação da crítica é a pedra-de-toque da opinião cinematográfica mundial. E há 40 anos 'Cidadão Kane' encabeça essa votação", afirmou.

O filme de estréia de Welles, rodado em 1941 com ele próprio como protagonista, conta a história de um magnata da imprensa. Sua narrativa e o uso da profundidade de campo mudaram a maneira de fazer cinema.

"Ao levar todos os recursos de um estúdio de Hollywood ao limite, o longa é um deslumbrante experimento formal e um convincente retrato da vida de um grande homem", disse James.

Glauber Rocha foi o diretor brasileiro mais lembrado. Deus e o Diabo na Terra do Sol recebeu três votos de críticos, e Antonio das Mortes teve um. Vida Secas, de Nelson Pereira dos Santos, recebeu dois votos. Central do Brasil, de Walter Salles, e A Hora da Estrela. de Suzana Amaral, tiveram um cada.

O BFI realiza suas respeitadas eleições com críticos e diretores a cada dez anos, desde 1952. Entre os diretores famosos que participaram neste ano estão Quentin Tarantino, Sam Mendes e Bernardo Bertolucci.

Ausências notáveis na lista foram ``Guerra nas Estrelas'' e ''Quanto Mais Quente Melhor'', filmes sempre lembrados nas votações do público. Mas alguns sucessos de sempre entraram na lista dos críticos (''Cantando na Chuva'') ou dos diretores (''Lawrence da Arábia'').

A idade dos dez mais é reveladora. O mais recente é ``Touro Indomável'' (1980), de Martin Scorsese, sexto na lista dos diretores.

Reuters

mais notícias


 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade