Ranking
Canal DVD
Festivais
Chats
Newsletter
E-mail
Busca
 

Almodóvar lança Hable con ella, retrato da alma masculina

Quinta, 07 de março de 2002, 18h19

Cena de "Hable com Ella"
O diretor de cinema espanhol Pedro Almodóvar apresentou nesta quarta-feira, em Barcelona Hable con ella, seu trabalho mais esperado, depois de Tudo sobre minha mãe, vencedor de um Oscar.

Hable con Ella é um filme "muito doloroso que trata dos sentimentos de dois homens sós e apaixonados", disse Almodóvar em entrevista coletiva.

Considerado um dos principais investigadores da alma feminina no panorama do cinema atual, Almodóvar desta vez escolheu homens como protagonistas.

"Os personagens masculinos inspiram obras dramáticas", explicou o cineasta. Temperado com cenas cômicas, Hable con ella é um drama sobre "a convalescência das feridas provocadas pela paixão, sobre a solidão e sobre a comunicação ou a falta de comunicação entre os casais", disse o diretor.

O longa-metragem conta a história do relacionamento entre um enfermeiro, interpretado pelo ator espanhol Javier Cámara, e sua paciente em coma, representada por uma das jovens atrizes revelação na Espanha, Leonor Watling.

A origem da história é real, reflete o caso de uma mulher que engravidou em estando de coma, depois de ter sido estuprada pelo enfermeiro que cuidava dela. No entanto, Almodóvar garantiu que não pretendia fazer uma "crônica" do fato, mas "exatamente o contrário".

"Tenho muita simpatia pelo personagem do enfermeiro", um homem solitário dedicado a manter vivo um paciente, reconheceu Almodóvar, que só quer "mostrar como ele é e tentar entendê-lo, como se entende os amigos que têm defeitos".

Também participa do filme o ator argentino Darío Grandinetti, que trabalha pela primeira vez com o diretor espanhol, depois de consolidar sua carreira de cantor na Argentina.

Segundo o cineasta, Grandinetti "é o ator que melhor chorou diante da câmara". Ele faz lembrar as "grandes choronas: Victoria Abril e Marisa Paredes", duas das heroínas favoritas do diretor.

"Darío foi uma descoberta, um dos atores mais qualificados com os quais já trabalhei", disse Almodóvar. Ao seu lado, Rosario Flores, filha da falecida Lola Flores, vive uma toureira.

O diretor também reconheceu que escolheu as duas protagonistas, Leonor Watling e Rosario Flores, porque precisava de "corpos em pleno esplendor" para representar a "bela adormecida", no caso da primeira, e a toureira, no da segunda.

Almodóvar contou também com Geraldine Chaplin, filha do genial Charles Chaplin, que sempre fez papéis dramáticos mas que, nesse filme, apresenta uma insólita faceta cômica.
E esse será o espírito de seu próximo trabalho, prometeu Almodóvar, que confessou que ultimamente tem estado "muito sério" devido à idade ou à "depressão" que sente vendo televisão.

"Será uma comédia e a rodarei em Barcelona", cidade onde também foi filmado "Tudo sobre minha mãe" porque dá sorte ao diretor.

Os protagonistas de Hable con ella foram retratados pelo cineasta em sua primeira exposição como fotógrafo, inaugurada no dia 25 de fevereiro em Madri, a fim de mostrar toda "a parafernália que rodeia o plano. As imagens que rodeiam as imagens", segundo suas próprias palavras.

Efe

mais notícias

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade