Ranking
Canal DVD
Festivais
Chats
Newsletter
E-mail
Busca
 

Cinco filmes brasileiros participam do Festival de Berlim

Quarta, 06 de fevereiro de 2002, 13h05

Cinco produções brasileiras vão participar do prestigiado Festival de Cinema de Berlim, sendo que o evento, com início nesta quarta-feira, terá ainda outros três filmes que falam sobre o país.

As Três Marias, de Aluízio Abranches, O Invasor, de Beto Brant, Palace 2, de Fernando Meirelles e Kátia Lund, Clandestinos, de Patrícia Moran, e Dadá, de Eduardo Vaisman participarão da mostra Panorama, dedicada a filmes de autor.

A mostra conta com 38 longas de ficção, 18 documentários e 23 curtas-metragens dos quatro cantos do mundo. Ao todo, o Festival de Berlim deverá exibir 400 trabalhos.

As Três Marias, do pernambucano Aluízio Abranches (de Um Copo de Cólera), conta a história de três irmãs que correm o sertão nordestino à procura de matadores para vingar a morte do pai.

O curta-metragem Palace 2, que retrata a realidade dos adolescentes que vivem em áreas de conflito compelidos a uma vida marginal, também foi premiado nos festivais de Brasília e Sundance. Meirelles dirigiu a comédia Domésticas, que foi exibida no Festival de Roterdã este ano, e prepara um longa que dará sequência a Palace 2.

Clandestinos, curta de estréia de Patrícia Moran, mostra uma série de imagens-situações sobre o processo de esconde-esconde vivido por estudantes engajados na luta política dos anos 1960. Dadá é um documentário sobre atores que moram no morro do Vidigal, no Rio de Janeiro.

Brasil na Berlinale
As produções brasileiras não estão concorrendo aos cobiçados Ursos de Ouro e Prata da Berlinale deste ano, mas já tiveram presença marcante em outros festivais da capital alemã.

O maior destaque foi Central do Brasil, que ganhou o prêmio máximo em 1998, rendendo também o Urso de Prata de melhor atriz a Fernanda Montenegro. O diretor Walter Salles despontou internacionalmente depois do prêmio, e o filme foi indicado ao Oscar, assim como Montenegro.

O Brasil havia recebido outro Urso de Ouro em 1978, com A Queda, de Ruy Guerra. Em 1964, Glauber Rocha garantiu o Urso de Prata por Os Fuzis.

Este ano, além dos cinco brasileiros em exibição, o país aparece em três produções estrangeiras: Moro no Brasil, do finlandês Mika Kaurismaki, Guerreiro da Luz, da alemã Monika Treut (seção Panorama), e É Minha Cara, do norte-americano Thomas Allen Harris, na mostra Fórum.

É Minha Cara (That's My Face), de Thomas Allen Harris, é uma busca do cineasta por suas origens negras. O filme tem locações em Salvador (Bahia) - ao som de Paralamas do Sucesso -, no Bronx, bairro negro de Nova York onde o diretor nasceu, e na África.

Traut é uma documentarista cujos trabalhos incluem os polêmicos Didn't Do It For Love e Gendernauts. Seu longa-metragem aborda a luta de Yvonne Bezerra de Mello, que, depois do Massacre da Candelária, no Rio de Janeiro (1993), fundou o Projeto Uerê para meninos de rua na capital carioca.

Moro no Brasil - co-produção entre Brasil, Finlândia, França e Alemanha - é uma espécie de Buena Vista Social Club do samba, com a presença de músicos como Walter Alfaiate, Dona Ivone Lara, Elton Medeiros e Nelson Sargento.

Prestígio Internacional
O Festival de Berlim, agora em sua 52ª edição, é considerado um dos mais importantes do mundo, depois de Cannes e Veneza.

O evento exibirá mais de 400 filmes nas mostras Competitiva, Panorama, Kinderfilmfest (cinema infantil), Fórum e Cinema Alemão. Vinte e três filmes concorrem aos prêmios.

O júri será formado pela cineasta indiana Mira Nair (Casamento de Monções), o britânico Peter Cowie (ex-editor da revista Variety), a diretora argentina Lucrecia Martel, o produtor francês Claudie Ossard (O Fabuloso Destino de Amélie Poulain), o cineasta alemão Oskar Roehler, o diretor norte-americano Kenneth Turan, o diretor haitiano Raoul Peck, a atriz italiana Nicoletta Braschi (esposa do ator e diretor Roberto Benigni) e o diretor de fotografia norte-americano Declan Quinn.

O festival encerra em 17 de fevereiro, quando serão anunciados os premiados em uma cerimônia no Berlinale Palast, na praça Marlene Dietrich.

Reuters

mais notícias

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade