Ranking
Canal DVD
Festivais
Chats
Newsletter
E-mail
Busca
 

Espectadores estão prontos para volta do terrorismo às telas

Domingo, 13 de janeiro de 2002, 11h27

Os americanos já estão prontos para assistir de novo ao terrorismo no cinema, como mostra a estréia, nos próximos dias, de filmes carregados de violência, como Collateral Damage, com Arnold Schwarzenegger como protagonista.
Em breve, aparecerá também na televisão um telefilme sobre os atentados de 11 de setembro.

Como disse recentemente o diretor Ridley Scott, é só uma questão de tempo para que os atentados contra o World Trade Center e o Pentágono, fatos de importância histórica, passem a ter um legado cinematográfico.

Esse momento parece ter chegado, a julgar pelos planos do diretor Lawrence Schiller fazer um filme sobre os atos terroristas para a rede de televisão americana CBS.
O autor de telefilmes sobre O.J. Simpson e Joan Benet Ramsey se inspirou especialmente no destino do vôo 93 de United Airlines, o quarto avião seqüestrado que caiu em uma área rural da Pensilvânia, depois que seus passageiros tentassem, aparentemente, defender-se dos terroristas.

Com o título de A verdadeira história do vôo 93, Schiller quer documentar o que aconteceu naqueles momentos, principalmente as reações das autoridades em terra.
Além de uma possível série cômica tomando como ponto de partida o dia de 11 de setembro, existe um projeto mais sério, da companhia canadense Alliance Atlantis, de preparar um filme sobre os atentados e o grupo terrorista descoberto em Hamburgo (Alemanha).

Estes projetos, assim como outros que provavelmente surgirão, não estão isentos de temores, especialmente no que se refere à possibilidade de ferir a sensibilidade do público.

No entanto, o sentimento geral parece ter mudado com rapidez e se há apenas quatro meses foram vários os filmes retocados ou retirados de cartaz -alguns apenas por mostrar o World Trade Center- agora são cada vez mais numerosas as referências a estes acontecimentos, inclusive nas séries de humor.

Segundo Andy Davis, diretor do filme Collateral Damage, a audiência expressou em diferentes pesquisas que considera "apropriada" a retirada de filmes violentos das telas. Mas agora "estão prontos para voltar a vê-los".
"As mesmas pesquisam demonstraram que o público tem mais interesse em ver nosso filme agora do que antes", afirma Arnold Schwarzenegger, defendendo o filme do qual é protagonista e que deveria ter estreado em setembro.

Baseado na luta de um homem que perdeu a sua família em um atentado, Collateral Damage apresenta como herói um bombeiro, trabalho considerado pouco heróico antes dos ataques.

"Acho que depois de 11 de setembro os bombeiros se transformaram nos maiores heróis", declarou à imprensa o ator, conhecido por sua personificação do herói americano.
A dúvida que ainda resta é se o público aceitará esta mudança tão rápida ou sentirá que momentos tão dramáticos como os de setembro estão sendo explorados comercialmente.

EFE

mais notícias

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade