Ranking
Colunistas
Festivais
Chats
Newsletter
E-mail
Busca
 

New York Film Festival começa hoje

Sexta, 28 de setembro de 2001, 13h13

Em um sinal de que a cidade tenta voltar ao seu ritmo normal, começa hoje a 39ª edição do New York Film Festival, que vai apresentar cerca de 30 filmes até o dia 14 de outubro em duas salas de cinema do Lincoln Center.

O evento, que não tem caráter competitivo e vai mostrar várias produções apresentadas em outros festivais ao redor do mundo, deve servir como distração para os fãs do cinema, já que suas sessões são abertas ao público. Entre os destaques, estão os filmes Mulholand Drive, de David Lynch, Va Savoir, de Jacques Rivette, Eloge de l'Amour, de Jean-Luc Godard, e Storytelling, de Todd Solondz.

Os atentados terroristas do dia 11 não chegaram a ter nenhum efeito no andamento do festival: as sessões para a imprensa aconteceram normalmente e a única novidade é que todas as bolsas serão revistadas na entrada dos cinemas. Na entrevista coletiva depois da apresentação de Storytelling, Solondz recusou-se a falar sobre a tragédia – ao ser indagado sobre como os atentados afetariam seu trabalho. “Não me sinto confortável para misturar a discussão de filme com a dos fatos terríveis que aconteceram nos últimos dias”, limitou-se a dizer o diretor de Bem-vindo à Casa de Bonecas e Felicidade.

O filme de Solondz, por sinal, é um dos que deve gerar controvérsia no festival. Dividido em duas partes, o filme é mais um exercício de exploração da miséria humana – desta vez com auto-referências. O filme começa com a cena de sexo entre uma jovem e um rapaz que sofre de uma deficiência mental e segue com uma série de situações constrangedoras envolvendo tipos variados de “losers”.

Mas o que deve dar o que falar é o fato de o diretor ter optado por cobrir com uma imensa barra vermelha uma cena de sexo entre uma garota e seu professor – medida adotada apenas para os Estados Unidos. “Preferi não fazer uma adaptação digital, como a de De Olhos Bem Fechados, porque quero que o público saiba o que está sendo proibido de ver”, disse o diretor.

A Motion Pictures Association of America, que define as faixas etárias a que cada filme é indicado, sugere a remoção de cenas de sexo para não classificar uma produção como “adulta” – o que faz com que várias cadeias de cinemas “familiares” se recusem a exibir a fita. O uso de uma “tarja em estilo soviético”, de acordo com o diretor, deve reacender a discussão sobre o puritanismo da “censura” americana.

Destaques

O filme de abertura é Va Savoir, de Jacques Rivette. A produção é ambientada em Paris e conta a história de uma atriz chamada Camille (Jeanne Balibar), que volta à cidade depois de uma temporada na Itália. A produção é baseada na peça As You Desire Me, de Luigi Pirandello. O filme de Godard, Eloge de l'Amour, que encerra a programação, é dividido em duas partes, uma que se passa na época da 2ª Guerra Mundial e outra no presente.

Outros destaques devem ser Mulholand Drive, que havia sido criado originalmente por David Lynch para ser um seriado de TV sobre Hollywood, e The Royal Tenenbaums, de Wes Anderson (de Rushmore), sobre uma família desajustada, estrelado por Gene Hackman, Anjelica Houston, Ben Stiller e Gwyneth Paltrow.

Para os cinéfilos de carteirinha, no entanto, o melhor deve ser Il Mio Viaggio in Italia, em que o mestre Martin Scorsese relembra sua infância no bairro nova-iorquino de Little Italy e faz uma homenagem aos seus filmes italianos preferidos, analisando produções de Roberto Rossellini e Federico Fellini, entre outros. Com quatro horas de duração, é uma verdadeira aula de cinema.

O New York Film Festival vai apresentar ainda filmes do Irã (Baran, de Majid Majidi), Japão (All About Lily Chou-Chou), Portugal (Vou Para Casa, de Manoel de Oliveira), Argentina (La Libertad, de Lisandro Alonso), Taiwan (What Time Is It There?, de Tsai Ming-Liang) e México (Y Tu Mama Tambien, de Alfonso Cuaron).

Guto Barra/ Planet Pop

mais notícias

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2001,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade