Ranking
Colunistas
Festivais
Chats
Newsletter
E-mail
Busca
Comédia
título Memórias Póstumas
título original Memórias Póstumas
diretor André Klotzel
nossa opinião
ano 2000
país de origem Brasil
duração 102 min
língua Português
cor Cor
som Dolby
classificação 12 anos
elenco Petrônio Gontijo, Reginaldo Faria, Stepan Nercessian, Sônia Braga, Viétia Rocha, Walmor Chagas, Otávio Müller
site oficial https://www.memoriaspostumas.com.br/
 
Resenha
Divulgação
Memórias Póstumas faz jus à obra de Machado

Machado de Assis deve estar se virando no túmulo. De felicidade. Memórias Póstumas, de André Klotzel, exibido na mostra competitiva do 29º Festival de Cinema de Gramado, mostra que sim, o cinema brasileiro tem capacidade de filmar bem uma adaptação de um clássico da literatura.

  • Veja trailer do filme

    Para quem não leu Memórias Póstumas de Brás Cubas, talvez o mais conhecido dos romances de Machado de Assis, um breve resumo da história: a trama começa com o enterro de Brás Cubas, um malandro e bon-vivant do Rio do século 19. Seu "fantasma", então, resolve fazer uma retrospectiva dos episódios que marcaram sua vida: o nascimento, a infância, os romances, as desilusões, a morte. Apesar de seguir ordem cronológica, desde o nascimento até sua morte, Brás inicia seu relato com seus últimos momentos, para só depois contar sua biografia.

    Pequenas adaptações foram feitas do livro para o filme, sem, porém, qualquer perda para o ritmo da história. Exemplo disso é o uso do termo espectador em vez de leitor, já que Brás faz seu relato de forma pessoal, como se conversasse com o leitor/espectador. O relato também é transferido para os dias de hoje, como se, em pleno ano 2001, Brás tivesse resolvido sair da tumba e contar sua história.

    O humor ora sutil, ora escrachado do romance também foi transposto às telas com maestria, graças às atuações impecáveis de Reginaldo Faria e Petrônio Gontijo como Brás Cubas, o primeiro como o fantasma e o segundo como o jovem Brás. Viétia Rocha, como Virgília, a eterna paixão de Brás, e Marcos Caruso, como o amigo Quincas Borba, não ficam atrás, reproduzindo fielmente a singularidade dos personagens de Machado. A produção do filme é o ingrediente final para o sucesso de Memórias Póstumas: figurinos, cenários e maquiagem impecáveis levam o espectador direto da poltrona ao universo de Brás Cubas.

    Memórias Póstumas levou os cobiçados prêmios de Melhor Filme e Melhor Diretor e mais três Kikitos: o de Melhor Roteiro para André Klotzel, Melhor Atriz Coadjuvante para Sônia Braga e o Prêmio da Crítica.

    Paulo Gleich/ Redação Terra

  •  
     
    Copyright© 1996 - 2001 Terra Networks, S.A.
    Todos os direitos reservados. All rights reserved


    Se você já viu esse filme, dê sua nota:
    Resultados