Ranking
Colunistas
Festivais
Chats
Newsletter
E-mail
Busca
 

Webfilmes são destaque do 2º Festival de Linguagem Eletrônica

Terça, 07 de agosto de 2001, 12h43

Evento tem como destaque filmes para web interativos
A 2ª edição do FILE - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica - começa nesta terça, dia 7, e fica em exibição até o dia 2 de setembro, no MIS - Museu da Imagem e do Som, em São Paulo. O evento é o primeiro no Brasil a mostrar webfilmes interativos, que num futuro próximo serão o grande entretenimento da internet, bem como da televisão interativa.

Este ano, o festival apresentará mais de 170 trabalhos de webart, netart, realidade virtual (VRML), animação computadorizada, hipermídia, hipertexto, cd-rom, arte digital, cinema interativo e pesquisas nas áreas da inteligência e vida artificial. Além disso, o evento contará com palestras e workshops internacionais.

Com o objetivo de expor os acontecimentos estéticos e culturais produzidos na Internet, o evento acontece em dois meios distintos. On-line permanece contínuo na internet durante um ano e acumulativo com a sua próxima edição. Off-line se propõe a ser itinerante.

O FILE estabeleceu um arquivo com mais de 300 trabalhos que podem ser vistos na mostra ou pelo endereço eletrônico https://www.file.org.br

Webfilmes
Este ano a grande novidade são os webfilmes e o cinema interativo que começam a surgir no universo da internet. Os webfilmes, que também poderiam ser chamados de hiperfilmes, para fazer referência aos hipertextos, são formas não lineares na construção das cenas, das narrativas e dos vários sentidos da obra.

Ao contrário do cinema analógico, onde as cenas estão fixas e determinadas linearmente pelo diretor, no filme interativo o espectador pode escolher vários percursos e também criar uma nova ordem na seqüência das cenas levando-o a modificar e até mesmo a recriar o sentido do autor.

As dificuldades para a construção do filme interativo são imensas, pois ele exige também um conhecimento tecnológico especializado, além de mentalidade não linear de grande complexidade para a construção das cenas interconectadas. Contudo, as tentativas que vem ocorrendo apontam para várias soluções e nenhuma fórmula teórica ou prática está definida.

É o caso de Safehouselife filme interativo canadense produzido pela Trapeze. Neste webfilme é possível ver as interações das cenas através da filmagem de quatro câmeras em tempo real, onde o espectador pode optar por qual câmera quer assistir. Ele também pode ver as cenas simultaneamente nas outras três câmeras, podendo optar a qualquer momento qual câmera deve ser a principal. O filme é um thriller onde vários assassinatos ocorrem. O mais importante é que o espectador só pode entender o que está acontecendo se ele interagir nas várias câmeras do filme.

The Intruders webfilme dinamarquês produzido pela Oncotype traz uma abordagem diferente. Trata-se de uma pessoa que invade um apartamento onde reside um casal. Através da interação é possível ver as cenas por óticas diferentes, o que é surpreendente, pois modifica o sentido da narrativa inicial. Assim, o filme é recriado a cada escolha do espectador, ficando em aberto o que realmente está acontecendo.

Algumas atrações do Festival:

- Na inauguração a banda eletrônica AD fará uma performance no bar do MIS. Depois os convidados serão recebidos para um coquetel no espaço do evento. Outras bandas eletrônicas como a Pigmon and band, a Nude e Bruno também farão apresentações no auditório do museu nos dias 16, 17,18 e 19, sempre às 21hs.

- Michel Knaven - artista holandês multimídia, estará construindo um filme com imagens, de vistas de janelas, enviadas pelo público. Para participar, as imagens deverão estar no formato jpg e tamanho 640 x 480 e podem ser enviadas por e-mail para myview@michaelmedia.org. A construção da grande janela em forma de filme será feita durante o ciclo de palestras do festival.

- Giselle Beiguelman, artista brasileira, participou de várias exposições internacionais, como a Netcondition, produzida pelo ZKM. A artista estará lançando no FILE sua criação WAP ART, uma arte feita a partir da internet pelo celular.

A inauguração do FILE acontece no dia 7 de agosto às 20:30h no MIS, Museu da Imagem e do Som, em São Paulo. O museu fica na Avenida Europa 158.

Palestras (cronograma):

As palestras acontecerão na FNAC de Pinheiros:
Avenida Pedroso de Moraes, 858
Fone: 3097 0022 (com Soraya)

Dia 13/08

17h - Ricardo Barreto e Paula Perissinotto (organizadores do FILE) – uma apresentação sobre o FILE- festival internacional de linguagem eletrônica.

18h - Artur Matuck - Professor Doutor da Escola de Comunicação e Artes da USP, fará uma apresentação sobre o projeto Landscript, uma escritura digital, que pode ser acessada pelo endereço eletrônico www.teksto.com.br

19h30 - Giselle Beiguelman, Doutora em História da Cultura pela USP (1991), é pesquisadora das relações entre arte, tecnologia e comunicação de massas. Fará uma apresentação sobre wap art.

21h - Nelson Enrique Chaparro - Engenheiro industrial e designer industrial de produtos pela Universidade de Santiago. Especialista em construir trabalhos em realidade virtual na área de fotografia digital, construindo elementos volumétricos (maquetas) para simulações diversas.

Dia 14/08/01

Das 14h às 18h - Corpos Informáticos - Bia Medeiros, Carla rocha, Maria Luiza Fragoso, Robiara Becker e Cila MacDowell. Encontros secreções e contaminações em telepresença, encontros de um dia inteiro ou horário pré-determinados.
Programas usados: I VISIT

18h - Tina Keane - Artista multimídia inglesa que desenvolve trabalho na área de telepresença.

20h - Zeitgenossem - uma dupla de artistas austríacos que fará uma apresentação sobre o projeto ESCAPE, lançado no FILE-2001, o projeto conta com a participação da banda Caqueira, de música eletroacústica brasileira.

Dia 15 ou 16/08 (ainda em confirmação)

Das 14h às 18h Michel Knaven - artista multimídia holandês que estará recebendo imagens de vistas diferentes (paisagem vista através de janelas), estas imagens que deverão estar no formato jpg e tamanho 640x 480 podem ser enviadas por e-mail para myview@michaelmedia.org , o artista construirá uma grande janela em forma de filme durante o workshop.

19h - Gian Zelada- artista multimídia fará uma apresentação de sua obra "Seis propostas para o novo milênio", uma releitura multimídia da obra de Ítalo Calvino.

21h - Jarbas Agnelli - diretor de arte e criação apresentará o making-off de um clipe produzido em 3D.

Redação Terra

mais notícias
 
Copyright© 1996 - 2001 Terra Networks, S.A.
Todos os direitos reservados. All rights reserved