Ranking
Colunistas
Festivais
Chats
Newsletter
E-mail
Busca
 

Hollywood montará exposição sobre era da caça às bruxas

Sexta, 27 de julho de 2001, 23h52

Olhando seriamente para uma das eras mais tristes do show business, a organização do Oscar vai montar uma exposição sobre a era da caça às bruxas de Hollywood, informou um anúncio na quinta-feira.

A Academia de Artes e Ciências do Cinema vai usar vídeo, áudio, filmes, fotografias e documentos para apresentar a história do movimento anticomunista que assombrou a indústria cinematográfica norte-americana no final da década de 1940 e começo de 1950, arruinando carreiras e vidas.

"Será uma exposição incomum para a Academia, uma vez que esse assunto complexo e difícil nunca foi apresentado visualmente antes", disse o presidente da Academia, Robert Rehme.

A era da caça às bruxas, que durou mais de 20 anos, perseguiu atores, roteiristas, diretores e produtores de Hollywood e Nova York que foram denunciados publicamente e forçados a abandonar suas carreiras por acusações de ligação com o Partido Comunista.

A exposição vai explorar as raízes históricas da época, começando com os conflitos entre sindicatos e estúdios em 1933. Abordará também a Guerra Fria e Washington, onde 50 testemunhas prestaram depoimentos sobre suas filiações políticas em audiências no Comitê de Atividades Antiamericanas do Congresso dos Estados Unidos.

Larry Ceplair, co-autor do livro "A Inquisição de Hollywood: Política na Comunidade Cinematográfica", será o curador da exposição.

Reuters

mais notícias
 
Copyright© 1996 - 2001 Terra Networks, S.A.
Todos os direitos reservados. All rights reserved