Ranking
Colunistas
Festivais
Chats
Newsletter
E-mail
Busca
Infantil
título O Grilo Feliz
título original O Grilo Feliz
diretor Walbercy Ribas
nossa opinião sem classificação
ano 2001
país de origem Brasil
duração 80 min
língua Português
cor Cor
som
classificação livre
elenco
site oficial https://www.ogrilofeliz.com.br
 
Resenha
Divulgação
O Grilo Feliz concretiza trabalho de anos

O Grilo Feliz, primeiro longa-metragem do animador de publicidade Walbercy Ribas, finalmente chega aos cinemas, depois de anos em busca de patrocinadores e distribuidores do filme.

  • Veja trailer do filme

    O longa metragem de animação com 82 minutos, conta as peripécias e aventuras de um grilo, que alegra uma floresta com suas músicas tocadas em uma violinha de casca de amendoim, para expulsar um lagarto ambicioso e seu bando de sapos mal-humorados. O grilo, todos conhecem. É o personagem azul criado para uma das progragandas da antiga Sharp, indústria de eletrônicos.

    Na história, o vilão, chamado Maledeto, após invadir o povoado e oprimir seus pacíficos e felizes habitantes, quer destruir a floresta e se apossar do principal motivo de inspiração do Grilo: a Estrela Linda, a mais brilhante estrela do firmamento, confundida pelo tirano com um rico brilhante.

    A partir dessa disputa pela “Estrela Linda”, “O Grilo Feliz”, em meio a muita ação e suspense, vai mostrar como são importantes valores como a amizade, a liberdade e o respeito ao meio ambiente.

    Irado, e decepcionado por não conseguir concretizar seus sonhos de riqueza e poder, ele Maledeto manda destruir o povoado. E aí começa a batalha final, onde o Grilo e sua turma vão mostrar que com a astúcia e a inteligência é possível vencer a força bruta e a tirania.

    Iniciada em maio de 1997, a produção de “O Grilo Feliz” consumiu 37 meses de trabalho de uma equipe de 70 ilustradores, intervaladores, cleaners e coloristas dirigida por Walbercy Ribas, o criador e diretor do filme.

    Os números que cercam esse longa metragem animado impressionam. Saíram das pranchetas da Start Desenhos Animados 201.600 lay-outs dos 16 personagens antes da fase de colorização digital em estações Silicon Graphics. Nesta fase inicial, foram gastas quase uma tonelada de papel, que se fosse empilhado alcançaria 20,15 metros, o equivalente a um prédio de 7 andares.

    Colocados lado a lado, os lay-outs atingiriam a distância de 66,5 quilômetros.Os cenários, a maioria deles pequenas obras de arte, também alcançam números surpreendentes. Foram criadas e pintadas 845 artes para formar as 882 cenas do filme. Ao todo são 57.600 imagens, apresentadas no decorrer das 40 seqüências que compõem o filme.A fase de finalização também apresenta dados interessantes.

    O filme foi transferido para fitas de Exabyte, sistema de armazenagem de imagens que transforma cada “frame” ou fotograma em um arquivo independente. Vale lembrar que para cada segundo de filme são necessários 24 “frames” ou fotogramas.

    Assim, a fase de “film recording” utilizou 27 fitas Exabyte para gravar os 118.080 arquivos, dos 82 minutos do filme, trabalho realizado em Londres, pela Cinesite, com a mesma tecnologia utilizada em Missão Impossível e Space Jam.

    Walbercy começou a desenvolver o filme no início dos anos 80 pensando que ele pudesse divertir seus filhos, Juliana e Rafael, na época com 8 e 6 anos. Porém as diversas dificuldades encontradas pelo diretor para a execução da obra fizeram com que as “crianças” atualmente com 24 e 21 anos, participassem da produção do filme. Hoje, Juliana é a Produtora Executiva do filme e Rafael cuidou da Pós Produção digital e deu vida as cenas em computação gráfica 3D que compõe o filme.

  •  
     
    Copyright© 1996 - 2001 Terra Networks, S.A.
    Todos os direitos reservados. All rights reserved


    Se você já viu esse filme, dê sua nota:
    Resultados