Ranking
Colunistas
Festivais
Chats
Newsletter
E-mail
Busca
Drama
título Infiel
título original Trolösa
diretor Liv Ullmann
nossa opinião
ano 2000
país de origem Suécia
duração 155 min
língua Sueco
cor Cor
som Dolby SRD
classificação
elenco Lena Endre, Erland Josephson, krister Henriksson, Thomas Hanzon
site oficial
 
Resenha
Divulgação
Sentimentos obscuros da natureza humana afloram em Infiel

Infiel é tenso. Deslealdade, mentira e paixão são os preceitos básicos do drama de Liv Ullmann. Realizado a partir de um roteiro do diretor sueco Ingmar Bergman, o filme disseca a essência humana de três personagens envolvidos num intenso e perigoso triângulo amoroso.

  • Veja trailer do filme

    A personagem central é Marianne, interpretada pela surpreendente Lena Endre. Marianne tem um casamento feliz com Markus (Thomas Hanzon), um importante e respeitado regente de orquestra. Seu relacionamento é bom, estável. Mas, a presença do melhor amigo de Markus, David (Krister Henrikson), em sua casa irá transformar o pacato casamento em um jogo envolvente e intenso de infidelidade.

    A amizade e interesse platônico transformam-se em atração física e sexual, que culmina num doloroso relacionamento.

    Os dois fazem uma viagem romântica e sensual para Paris enquanto Markus está ausente e concretizam o ato tão esperado ato da traição. A omissão e as mentiras fascinam os dois, que encontram uma forma de continuar o relacionamento oculto naturalmente.

    Numa das tardes de encontro o pesadelo bate à porta do casal. É Markus. Ele descobre que foi enganado pela mulher e pelo amigo. Pede o divórcio, mas não sem antes lutar pela guarda da pequena Isabelle (Michelle Gylemo), filha do casal.
    Os sentimentos mais devastadores de desejo, emoção e culpa atropelam a razão, trazendo à realidade destes personagens atos nada conscientes, que não podem ser entendidos facilmente, uma vez que partem de personagens tão polidos, resolvidos e maduros.

    Ciumes escondidos e explícitos tomam formas violentas. Emoções e desejos degeneram-se em jogos baixos e sujos, com deslealdade e desrespeito.

    Isabelle talvez seja a mais prejudicada na situação. Com apenas nove anos conhece um mundo de insanidade e egoísmo. O amor que outrora existiu entre seus pais transforma-se em raiva. Seus egoísmos e frustrações não a poupam de nada, nem mesmo do drama da morte.

    O que parecia saudável como experiência e emoção - como saber até onde vai a fidelidade - toma um rumo trágico e cruel. Não se sabe mais o que é certo e errado. No final, não existem culpados. Todos foram infiéis, cruéis e encontram a infelicidade.

    Infiel é baseado em um episódio real da vida de Ingmar Bergman. No filme, Erland Josephson interpreta um escritor com o mesmo nome do autor, que, através das lembranças da personagem Marianne, traz às telas toda a história.

    Luciana Rocha

  •  
     
    Copyright© 1996 - 2001 Terra Networks, S.A.
    Todos os direitos reservados. All rights reserved


    Se você já viu esse filme, dê sua nota:
    Resultados