Saudado pela máquina de promoções de Hollywood como sucesso monstruoso antes mesmo de seu lançamento, Pearl Harbor estreou em primeiro lugar nas bilheterias norte-americanas, mas sua longa duração -- três horas -- impediu que quebrasse recordes importantes, segundo dados dos estúdios divulgados no domingo. O épico da 2a Guerra Mundial arrecadou cerca de US$ 39,7 milhões em seus dois primeiros dias em cartaz, sexta e sábado, informou uma porta-voz da Touchstone Pictures, da Disney, que lançou o filme em 3.214 cinemas dos EUA e Canadá.
Como o filme tem 183 minutos -- uma hora a mais do que o ataque japonês a Pearl Harbor, em 7 de dezembro de 1941 --, a maioria dos cinemas o está exibindo em apenas três sessões diárias, em lugar das quatro ou cinco de praxe.
Estúdios rivais estimaram que Pearl Harbor rendeu entre US$ 58 e 60 milhões no fim de semana, ou seja, menos do que algumas das previsões otimistas traçadas em relação à estréia.
O recorde de bilheteria inicial é de O Mundo Perdido -- Jurassic Park, que estreou com US$ 72 milhões durante o fim de semana prolongado de Memorial Day em 1997. O lançamento recente O Retorno da Múmia vem em seguida na lista das maiores bilheterias de lançamento, com US$ 68,1 milhões, e depois Guerra nas Estrelas, Episódio 1 -- A Ameaça Fantasma(1999), com US$ 64,8 milhões.
Estrelado por Ben Affleck e Kate Beckinsale e dirigido por Michael Bay (Armageddon), Pearl Harbor está sendo anunciado como o filme mais caro da história do cinema, tanto que teria custado cerca de US$ 140 milhões. A Disney também gastou milhões de dólares em festividades que acompanharam sua estréia no Havaí.