Ranking
Colunistas
Festivais
Chats
Newsletter
E-mail
Busca
Drama/Documentário
título Barra 68
título original Barra 68
diretor Vladimir Carvalho
nossa opinião
ano 2000
país de origem Brasil
duração 80 min
língua Português
cor Cor
som
classificação
elenco
site oficial não tem
 
Resenha
Divulgação
Invasão militar na UnB, na década de 60, é tema de Barra 68

Barra 68, de Vladimir Carvalho, foi bem recebido pelo público de festivais como o de Recife e Brasília. O documentário retrata a resistência dos alunos à invasão de tropas militares na Universidade de Brasília (UnB), no ano de 1968, quando muitos foram aprisionados no campo de basquete da universidade.

Este é o vigésimo filme e o quinto longa-metragem na carreira deste importante documentarista. Paraibano radicado em Brasília (há 30 anos), considera-se brasiliense de coração. A origem de Barra 68 parte de um depoimento de Darcy Ribeiro quando este revela seu sonho de criar, em Brasília, uma universidade autônoma que fosse o grande centro de pensamento da crítica nacional.

O filme retrata desde o início do projeto até a invasão da universidade pelas forças armadas, que culminou com a demissão de professores, acusados de serem comunistas. O documentário conta todo o processo vivido pela Universidade no final da década de 60, que culminou com a mediocrização da UnB pelo regime militar. Além do regime militar, outro personagem é indicado como um dos destruidores do sonho de Darcy Ribeiro. Ele é José Carlos Azevedo, um militar que dotou a universidade de todas as condições materiais na época em que foi reitor, mas levou a cabo, como missão de vida, a destruição do sonho de Darcy Ribeiro.

O filme partiu de um material histórico descoberto por alunos da Universidade e entregue ao cineasta, que na época da invasão da UnB foi captado pelo ex-aluno e hoje diretor Hermano Penna. Ele encontrou esse material na própria UnB, só que não sabia direito o que fazer com ele. O projeto começou a tomar forma quando Carvalho realizou uma grande entrevista com Darcy Ribeiro, pouco antes de sua morte. Em torno desses dois materiais - a entrevista de Ribeiro e o documento da invasão da UnB - ele estabeleceu a estrutura dramática de Barra 68. Acrescentou depoimentos de gente que viveu aquela época. Professores e alunos, hoje senhores e senhoras na faixa dos 50 anos.

Alguns depoimentos são divertidos, outros são emocionantes. Antigos professores, entre eles o crítico e cineasta Jean-Claude Bernardet, avaliam criticamente suas decisões no passado. Entre os grandes destaques do filme está o depoimento de Cacá Diegues. Em 1968, ele rodava em Brasília alguma cenas de Os Herdeiros, com Sérgio Cardoso e o ator francês Jean-Pierre Léaud, dos filmes de François Truffaut. Léaud havia participado, em Paris, das barricadas do célebre maio de 68. Cacá e ele foram convidados para um debate sobre o cinema brasileiro na UnB.

Luciana Rocha

 
 
Copyright© 1996 - 2001 Terra Networks, S.A.
Todos os direitos reservados. All rights reserved


Se você já viu esse filme, dê sua nota:
Resultados