Ranking
Colunistas
Festivais
Chats
Newsletter
E-mail
Busca
Comédia
título Domésticas, o Filme
título original Domésticas, o Filme
diretor Fernando Meirelles e Nando Olival
nossa opinião
ano 2001
país de origem Brasil
duração 90 min
língua Português
cor Cor
som Dolby SRD
classificação 14 anos
elenco Cláudia Missura, Graziella Moretto, Lena Roque, Olívia Araújo, Renata Melo, Robson Nunes, Tiago Moraes
site oficial https://www.domesticasofilme.com
 
Resenha
O cotidiano das Domésticas brasileiras chega às telas do cinema


Domésticas, o Filme, de Fernando Meirelles e Nando Olival, traz o dia-a-dia de cinco domésticas com diferentes perfis. O enfoque é voltado para seus anseios, sonhos, dúvidas, mas nunca para seus relacionamentos com os patrões.

  • Veja trailer do filme


    Com muito humor, o longa traz o cotidiano destas trabalhadoras sofridas e humildes que, na maior parte das vezes, além do trabalho duro das casas e apartamentos, têem que sobreviver na cidade caótica e perturbadora de São Paulo, alterando os momentos de comédia às pequenas tragédias do dia-a-dia.

    O filme, baseado na peça da autora e atriz Renata Melo, foi sucesso nos palcos em 1998. O texto é fruto de um intenso trabalho de Renata que, durante dois anos, realizou entrevistas com centenas de domésticas, onde elas contam sobre suas origens, predileções, frustrações e dificuldades cotidianas.

    Produzido pela O2 Filmes, o longa teve custo de R$1,2 milhões, e contou com o patrocínio através da Lei do Audiovisual, da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Mendonça, além dos recursos do Programa de Integração Cinema - TV Cultura e do suporte Hubert Bals Fund, entidade ligada ao Festival de Cinema de Rotterdam.

    André Abujamra assina a trilha sonora com composições originais, fazendo uso de sons de eletrodomésticos, vassouras, rodos, vozes e corais. Além disso, o radinho ao fundo revela pérolas interpretadas por Perla, Angelo Máximo, Sidney Magal, Amado Batista, Gilliard, Waldick Soriano e Nilton Cesar.

    O lançamento de Domésticas, que acontece na semana anterior à comemoração da Santa padroeira das Domésticas, Zita, ocorrerá com distribuição de 10 mil ingressos. Os ingressos serão distribuídos em escolas públicas, sindicatos, associações comunitárias e entidades similares nos bairros que concentram essa população.

    Redação Terra

  •  
     
    Copyright© 1996 - 2001 Terra Networks, S.A.
    Todos os direitos reservados. All rights reserved


    Se você já viu esse filme, dê sua nota:
    Resultados