Busca

Pressione "Enter"

Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil



Atividades paralelas são destaque no Anima Mundi



Muitos dos diretores de animação que hoje mostram sua arte no Anima Mundi já marcaram presença em edições anteriores, porém fora das mostras. Foi participando das oficinas de animação, palestras e workshops que eles deram o primeiro impulso aos seus trabalhos. Tão concorridas quanto um lugar nas salas de exibição, as atividades paralelas continuam sendo um dos destaques da programação do festival.

Este ano, o Estúdio Aberto, no qual o público desenvolve os próprios trabalhos de animação utilizando técnicas tradicionais como zootrópio, pixillation e 3D, vai oferecer uma oficina inédita de animação em areia. Por meio dessa técnica, o visitante pode fazer, com o apoio de monitores, desenhos em areia sobre uma caixa de luz. A tela inicial é depois transformada com a ajuda de pincéis, paletas de laranjeira e até com os dedos. Em seguida, cada quadro é filmado ou fotografado e as imagens são reproduzidas em seqüência, criando o movimento.

O Anima Mundi 2000 vai contar ainda com o workshop Música e Animação, do canadense Norman Roger, um dos mais conceituados compositores de trilhas sonoras do gênero. Foi dele por exemplo, a trilha do belíssimo O Velho e o Mar, de Alexander Petrov, a grande atração do festival. Em seus mais de 30 anos de carreira, Roger fez trabalhos em parcerias com mestres como Paul Driessen (Cat's Craddles, Na Old Box e Elbowing) e Frédéric Back (Everything-Nothing, Crac e The Mighty).

No ciclo de palestras do festival, profissionais de animação do Brasil e do exterior vão analisar as últimas realizações do gênero e trocarão informações. Este ano serão discutidos temas como os novos meios de produção digital, as tendências das atuais produções destinadas a adultos e as possibilidades abertas pela Internet. Entre os participantes estão representantes da National Film Board, do Canadá, da TV Globo Animação, da Nickelodeon Latin America, da TVFi, da França e da Atom Films (distribuidora que vem usando a Internet como principal ferramenta de divulgação e promoção).

Por falar em Internet, outra novidade desta edição do Anima Mundi é o concurso de animações para a Internet, no qual o público é o júri. A escolha pode ser feita pelo site do evento, www.animamundiweb.com.br

Leia mais:
» Anima Mundi chega a São Paulo na próxima semana
» Número de participantes brasileiros no Anima Mundi supera expectativas
» Festival é laboratório de futuros sucessos na TV
(Agência Estado)

 

Copyright © 1996-2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.