Busca

Pressione "Enter"

Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil

Fernanda Montenegro está entre as cinco melhores atrizes
do mundo

Apesar das críticas especializadas citarem Fernanda Montenegro como uma das possíveis indicadas aos Oscar, a idéia de ver seu nome na lista era uma possibilidade remota. Mas ela está, sim, entre as cinco melhores atrizes do mundo segundo a Academia e concorre com a vencedora do Globo de Ouro deste ano Gwyneth Paltrow por Shakespeare Apaixonado; a vencedora de dois Oscar nesta categoria, Meryl Streep - por Kramer vs. Kramer, 1979, e A Escolha de Sofia, em 1982; a favorita Cate Blanchett, de Elizabeth; e outra indicação surpresa: Emily Watson, de Hilary and Jackie. Fernanda Montenegro é a primeira latino-americana indicada ao Oscar.

Fernanda Montenegro emocionou o mundo e trouxe prêmios para o cinema brasileiro através de Central do Brasil (um pouco dela também o levou a indicação para melhor Filme Estrangeiro), mas jamais imaginou ou reforçou a possibilidade de ser indicada ao Oscar de Melhor atriz. As duas principais justificativas da atriz eram a plástica perfeita e o inglês das britânicas e americanas em papéis principais das grandes produções hollywoodianas.

Felizmente ela errou ao subestimar sua capacidade de incorporar personagens e emocionar o mundo transpondo a dificuldade de se expressar numa língua estranha aos ouvidos da Academia e seus membros.

Agora Fernanda está lado a lado disputando a estatueta com a americana, ganhadora do Globo de Ouro na categoria Melhor Atriz em Comédia, Gwyneth Paltrow, que interpreta a musa inspiradora de Shakespeare em Shakespeare Apaixonado. Cate Blanchett, que faz a rainha virgem em Elizabeth, também levou o Globo de Ouro como Melhor Atriz Dramática. Ela foi elogiadíssima pela crítica mundial e é cotada como favorita.

Em Hilary and Jackie, Emily Watson, interpreta a filha de Jacqueline du Pre, a maior celista inglesa. Uma criança que ficou famosa rapidamente e quase vive feliz para sempre. Enquanto Meryl Streep faz mais uma mãe com câncer no batido Um Verdadeiro Amor.

Estas duas últimas não chegam a intimidar, mas as duas personagens de época sim. Uma porque já levou o Globo de Ouro, a outra porque é a favorita.

Copyright© 1998 ZAZ. Todos os direitos reservados. All rights reserved.