Busca

Pressione "Enter"

Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil

Festival de Gramado

1995

O chileno Amnésia veio concorrer confirmado por vitórias em outros festivais internacionais (foto Banco de Dados/ZH)

Com o escritor francês Alain Robbe-Grillet de presidente do júri oficial, e a atriz italiana Gina Lollobrigida de convidada especial, Gramado viveu um festival a que não faltaram atrações. Amnésia, filme chileno de Gustavo Justiniano, como seus antecessores na conquista do Kikito, chegou com seu prestígio confirmado por outros festivais. Buscando o seu lugar no mundo, Gramado enfrenta os problemas de um festival competitivo, a que falta um poder atração maior.

Os outros filmes premiados, o mexicano Beco dos Milagres e o francês A Isca, também já chegaram ungidos por prêmios internacionais. Ines de Medeiros, Raquel Baeza, Damian Bichir, Olivier Sitruk e Bruno Putzulu foram alguns dos nomes que alimentaram o folclore do festival, em que a francesa Sophie Brustal foi a habitual estrelinha sem filme que se despiu para as câmeras. A maior movimentação criou-se em torno do lançamento, fora da competição, de O Quatrilho, de Fábio Barreto, rodado em várias cidades gaúchas. Depois, iria concorrer ao Oscar.

VOLTA

MELHOR FILME: Amnésia, de Gonzalo Justiniano (Chile)
MELHOR DIRETOR:
Jorge FonsO Beco dos Milagres (México)
MELHOR ATOR:
Pedro Vicuña Amnésia
MELHOR ATRIZ:
Marie Gillain A Isca (França)
Copyright© 1998 ZAZ. Todos os direitos reservados. All rights reserved.