Busca

Pressione "Enter"

Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil

Festival de Gramado

1980

José de Abreu conquista o Kikito de melhor ator (foto Banco de Dados/ZH)

Seis anos depois da platéia de Gramado se espantar com as cenas de amor – sem cortes – entre Walmor Chagas e suas parceiras de elenco de Um Homem Célebre, os festivaleiros mais puritanos abandonaram o cinema Embaixador diante da crueza de certas cenas de Os Sete Gatinhos. Baseado em uma peça de Nelson Rodrigues, o filme de Neville de Almeida entrou na seleção de Gramado para movimentar o festival. Ato de Violência, de Eduardo Escorel, incontestavelmente melhor, ficou de fora. Realizado em fins de março, o festival sofre sua primeira mudança. Gaijin, Caminhos da Liberdade, de Tizuka Yamasaki, agrada aos jurados, ao público e à crítica.

Banhos de piscina, churrascos e coquetéis seguiam alimentando o cotidiano dos festivaleiros, enquanto Tânia Carvalho e Clóvis Duarte se revezavam como mestres de cerimônia. Rodado no Rio Grande do Sul, A Intrusa, versão de um conto de Jorge Luís Borges, premiou o diretor Christensen, assim como o ator José de Abreu, a fotografia de Antônio Gonçalves e a música de Astor Piazzolla.

VOLTA

MELHOR FILME: Gaijin, Caminhos da Liberdade, de Tizuka Yamasaki
MELHOR DIRETOR:
Carlos Hugo Christensen A Intrusa
MELHOR ATOR:
José de Abreu A Intrusa
MELHOR ATRIZ:
Isabel Ribeiro Parceiros da Aventura
Copyright© 1998 ZAZ. Todos os direitos reservados. All rights reserved.