Busca

Pressione "Enter"

Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil

ROMAN POLANSKI (1933- )

Roman Polanski nasceu em Paris, em 18 de agosto de 1933. Seus pais tiveram o azar de voltar para a Polônia dois anos antes da II Guerra. Sendo judeus, acabaram em campos de concentração, onde sua mãe morreu. Roman escapou do gueto e viveu com famílias católicas na zona rural. Sua diversão favorita era ir ao cinema. Em 1945, voltou a encontrar o pai, que tentou colocá-lo numa escola técnica, mas Roman preferiu atuar em filmes, entre eles "Uma geração", de Andrzej Wajda. Depois estudou na Escola de Cinema de Lodz, onde realizou alguns curtas, já demonstrando sua preferência por temas bizarros e pelo humor negro.

Seu filme de estréia, "Faca na água" foi o primeiro filme polonês pós-guerra a não usar o conflito como argumento. Então voltou a Paris, onde filmou "Repulsa ao sexo", seu primeiro "clássico". Já "Armadilha do destino" foi realizado na Inglaterra. Os dois filmes receberam prêmios no Festival de Berlim. Em 68, Polanski foi para os Estados Unidos e fez "A dança dos vampiros" e "O bebê de Rosemary", ambos sucessos de crítica e de público.

Quando tudo parecia bem encaminhado para uma carreira típica de Hollywood, sua mulher, a atriz Sharon Tate foi barbaramente assassinada pela gang de Charles Manson. Polanski retornou então para a Europa, onde rodou "Macbeth" e "Que?", sem grande repercussão. Em 74, voltou em grande forma para as EUA, fazendo "Chinatown" e "O inquilino".

Mais uma vez, os horizontes pareciam abertos para ele, e mais uma vez se fecharam rapidamente: acusado de ter mantido relações sexuais com uma menina de 13 anos, foi expulso do país. Na França, fez "Tess", filme muito distante de sua estética preferida, mas que recebeu Oscars e Cesars. A partir daí, sua carreira tornou-se quase bissexta, intercalando filmes interessantes, como "Lua de fel", com fracassos como "Piratas" e "Busca frenética". Polanski também tem se dedicado ao teatro e gosta de trabalhar como ator em filmes como "Uma simples formalidade", de Giuseppe Tornattore.
(Fonte principal: Internet Movie Data Base)

Filmografia:
1. A morte e a donzela (1994)
2. Lua de fel (1992) – ASSISTA!
3. Busca frenética (1988)
4. Piratas (1986)
5. Tess (1979) – ASSISTA!
6. O inquilino (1976) – ASSISTA!
7. Chinatown (1974) – ASSISTA!
8. Que? (1973)
9. Macbeth (1971)
10. O bebê de Rosemary (1968) – CLÁSSICO!
11. A dança dos vampiros (1967) – ASSISTA!
12. Armadilha do destino (1966)
13. Repulsa ao sexo (1965)- ASSISTA!
14. A faca na água (1962)

Carlos Gerbase é jornalista e trabalha na área audiovisual, como roteirista e diretor. Já escreveu duas novelas para o ZAZ (A gente ainda nem começou e Fausto) e atualmente prepara o seu terceiro longa-metragem para cinema, chamado "Tolerância".

 

Copyright© 1998 ZAZ. Todos os direitos reservados. All rights reserved.