Busca

Pressione "Enter"

Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil


 

A Seleção Inglesa

Confira a seleção do British Film Institute, divulgada em junho de 98. (Os * destacam os filmes disponíveis em vídeo)


Cena de Metropolis, clássico de Fritz Lang

1914 – Cabíria, de Giovanni Pastrone (Itália)
1915 – O Nascimento de uma Nação, de David W. Griffith (EUA) *
1916 – Os Vampiros
,
de Louis Feuillade (França)
1918 – J’Accuse, de Abela Gance (França)
1919 – Karin Ingmarsdotter, de Victor Sjostrom (Suécia)
1920 – O Gabinete do Dr. Caligari, de Robert Wiene (Alemanha)

1922 – Esposas Ingênuas, de Erich Von Stroheim (EUA)
1924 – A Última Gargalhada, de Friedrich Wilhelm Murnau (Alemanha)
1924 – Ouro e Maldição, de Erich Von Stroheim (EUA)
1925 – Em Busca do Ouro, de Charles Chaplin (EUA) *
1925 – Metropolis, de Fritz Lang (Alemanha) *
1926 – A Mãe, Vsevolod Pudovkin (Rússia)
1926 – O Homem Forte, de Frank Capra (EUA)
1926 – Napoleão, de Abel Gance (França) *
1927 – Aurora, de Friedrich Wilhelm Murnau (EUA) *
1927 – A Paixão de Joana D’Arc, de Carl Theodor Dreyer (França)
1927 – O Homem que Ri, de Paul Leni (Alemanha)
1928 – O Homem com a Câmera, de Dziga Vertov (Rússia)
1928 – Asfalto, de Joe May (Alemanha)
1929 – Chantagem e Confissão, de Alfrd Hitchcock (Inglaterra)
1929 – A Caixa de Pandora, de George W. Pabst (Alemanha)
1929 – Aplausos, de Rouben Mamoulian (1929)
1930 – A Idade do Ouro, de Luís Buñuel (França)
1930 – A Grande Jornada, de Raoul Walsh (EUA)
1931 – M, o Vampiro de Düsseldorf, de Fritz Lang (Alemanha) *
1931 – O Inimigo Público, de William Wellman (EUA)
1931 – Luzes da Cidade, de Charles Chaplin (EUA) *
1931 – A Ópera dos Três Vinténs, de Georg W. Pabst (Alemanha)
1932 – Vampyr, de Carl Theodor Dreyer (França)
1932 – Boudu Salvo das Águas, de Jean Renoir (França)
1932 – Scarface, de Howard Hawks (EUA)
1933 – King Kong, de Merian C. Cooper e Ernest B. Schoedsack (EUA) *
1933 – Rainha Cristina, de Rouben Mamoulian (EUA) *
1933 – Diabo a Quatro, de Leo McCarey (EUA) *
1934 – O Atalante, de Jean Vigo (França)
1934 – Aconteceu Naquela Noite, de Frank Capra (EUA)
1934 – A Imperatriz Escarlate, de Josef Von Sternberg (EUA)
1935 – Uma Noite na Ópera, de Sam Wood (EUA)
1935 – A Noiva de Frankenstein, de James Whale (EUA)
1936 – O Triunfo da Vontade, de Leni Riefenstahl (Alemanha)
1936 – Rembrandt, de Alexander Korda (Inglaterra)
1936 – Tempos Modernos, de Charles Chaplin (EUA) *
1937 – A Grande Ilusão, de Jean Renoir (França)
1938 – Os Cavaleiros de Ferro, de Serguei Eisenstein (Rússia)
1939 – O Mágico de Oz, de Victor Fleming (EUA) *
1940 – As Vinhas da Ira, de John Ford (EUA)
1941 – Cidadão Kane, de Orson Welles (EUA) *
1941 – Contrastes Humanos, de Preston Sturges (EUA)
1941 – Relíquia Macabra, de John Huston (EUA)
1942 – Aniki Bobó, de Manoel de Oliveira (Portugal)
1943 – Sangue de Pantera, de Jacques Tourneur (EUA)
1944 – Agora Seremos Felizes, de Vincente Minnelli (EUA)
1945 – Roma, Cidade Aberta, de Roberto Rossellini (Itália) *
1946 – A Bela e a Fera, de Jean Cocteau e René Clement (França)
1947 – Narciso Negro, de Michael Powell e Emeric Pressburger (Inglaterra) *
1948 – Carta de uma Desconhecida, de Max Ophuls (EUA)
1949 – As Oito Vítimas, de Robert Hammer (Inglaterra)
1950 – Os Esquecidos, de Luís Buñuel (México)
1951 – Cantando na Chuva, de Stanley Donen e Gene Kelly (EUA) *
1952 – Amores de Apache, de Jacques Becker (França)
1953 – Os Boas-vidas, de Federico Fellini (Itália)
1954 – Os Sete Samurais, de Akira Kurosawa (Japão) *
1955 – Pather Panchali, de Styajit Ray (Índia)
1957 – Kanal, de Andrzej Wajda (Polônia)
1958 – A Marca da Maldade, de Orson Welles (EUA) *
1959 – Shadows, de John Cassavetes (EUA)
1960 – Rocco e Seus Irmãos, de Luchino Visconti (Itália) *
1961 – Uma Mulher para Dois, de François Truffaut (França)
1962 – A Faca na Água, de Roman Polanski (Polônia)
1963 – O Professor Aloprado, de Jerry Lewis (EUA) *
1964 – Vidas Secas, de Nelson Pereira dos Santos (Brasil) *
1965 – O Demônio do Meio-dia, de Jean-Luc Godard (França)
1966 – Andrei Rublev, de Andrei Tarkovski (Rússia)
1967 – O Samurai, de Jean-Pierre Melville (França)
1970 – O Conformista, de Bernardo Bertolucci (Itália)
1972 – O Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola (EUA)
1974 – Alice nas Cidades, de Wim Wenders (Alemanha)
1975 – A Viagem dos Comediantes, de Thoe Angelopoulos (Grécia)
1976 – Motorista de Táxi, de Martin Scorsese (EUA) *
1977 – Contatos Imediatos de Terceiro Grau, de Steven Spielberg (EUA) *
1978 – A Árvore dos Tamancos, de Ermanno Olmi (Itália)
1979 – Apocalypse Now, de Francis Ford Coppola (EUA) *
1980 – Touro Indomável, de Martin Scorsese (EUA) *
1981 – Mad Max 2, de George Miller (EUA) *
* - disponíveis em vídeo

 

Copyright© 1998 ZAZ. Todos os direitos reservados. All rights reserved.