








|
 
"Os Carvoeiros" ardem no sertão do Brasil
Dirigido pelo cineasta americano Niguel Noble, Os Carvoeiros traz em sua estrutura toda a temática e estilo documental tradicional do "cinema verdade". Filmado sem roteiro prévio, numa espécie de registro imediato, o documentário mostra a vida dos trabalhadores de carvão vegetal, acompanha todo o processo de cavoejar e cotidiano de famílias de Minas Gerias, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia e Pará.
Utilizando-se apenas de depoimentos, o filme apresenta um retrato fiel da estrutura social das famílias pobres e exploradas do interior do Brasil. O que chama a atenção é a estrutura utilizada pelo diretor. Ao contrário do que ocorre em grande parte dos documentários, o tema não é discutido por cientistas e especialistas, restringindo-se apenas às informações do cotidiano dos próprios carvoeiros, tornando-o verdadeiramente abrangente.
Não são apenas imagens fotograficamente belas que estão sendo apresentadas. Há um grande comprometimento social do diretor com o assunto em questão. O filme pode ser entendido com caráter ecológico, ao apresentar as pessoas sem nenhuma instrução e cheias de simplicidade que ajudam a devastar a Amazônia, ou como denúncia do trabalho infantil.
A inspiração do diretor veio do premiado ensaio fotográfico de Marcos Prado. Os Carvoeiros foi filmado entre abril e maio de 98. Já o livro de Marcos Prado, que tem o mesmo nome, exigiu muito mais tempo. O fotógrafo passou oito anos, entre 91 e 98, fotografando carvoeiros.
Com o apoio de organizações importantes, como a Conservation International e o Unicef, o documentário traz informações curtas e objetivas que informam o uso dado ao carvão depois que saem das florestas. Produzido a partir das matas brasileiras, envolvendo trabalho infantil e semi-escravo, o carvão vira aço e é incorporado em automóveis e residências.
Niguel Noble é conhecido por seu estilo engajado e realista. Aos 56 anos já foi premiado com o Oscar de Melhor Documentário por Close Harmony, de 81, sobre um coral de crianças e idosos. Um dos destaques do documentário Os Carvoeiros é a trilha sonora original composta especialmente para o filme por João Nabuco, com participação especial de Paulo Moura.
(Luciana Rocha)
|