Busca

Pressione "Enter"

 

 

Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil
"Os Carvoeiros" ardem no sertão do Brasil



Se você já viu esse filme, dê sua nota:



Dirigido pelo cineasta americano Niguel Noble, Os Carvoeiros traz em sua estrutura toda a temática e estilo documental tradicional do "cinema verdade". Filmado sem roteiro prévio, numa espécie de registro imediato, o documentário mostra a vida dos trabalhadores de carvão vegetal, acompanha todo o processo de cavoejar e cotidiano de famílias de Minas Gerias, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia e Pará.

Utilizando-se apenas de depoimentos, o filme apresenta um retrato fiel da estrutura social das famílias pobres e exploradas do interior do Brasil. O que chama a atenção é a estrutura utilizada pelo diretor. Ao contrário do que ocorre em grande parte dos documentários, o tema não é discutido por cientistas e especialistas, restringindo-se apenas às informações do cotidiano dos próprios carvoeiros, tornando-o verdadeiramente abrangente.

Não são apenas imagens fotograficamente belas que estão sendo apresentadas. Há um grande comprometimento social do diretor com o assunto em questão. O filme pode ser entendido com caráter ecológico, ao apresentar as pessoas sem nenhuma instrução e cheias de simplicidade que ajudam a devastar a Amazônia, ou como denúncia do trabalho infantil.

A inspiração do diretor veio do premiado ensaio fotográfico de Marcos Prado. Os Carvoeiros foi filmado entre abril e maio de 98. Já o livro de Marcos Prado, que tem o mesmo nome, exigiu muito mais tempo. O fotógrafo passou oito anos, entre 91 e 98, fotografando carvoeiros.

Com o apoio de organizações importantes, como a Conservation International e o Unicef, o documentário traz informações curtas e objetivas que informam o uso dado ao carvão depois que saem das florestas. Produzido a partir das matas brasileiras, envolvendo trabalho infantil e semi-escravo, o carvão vira aço e é incorporado em automóveis e residências.

Niguel Noble é conhecido por seu estilo engajado e realista. Aos 56 anos já foi premiado com o Oscar de Melhor Documentário por Close Harmony, de 81, sobre um coral de crianças e idosos. Um dos destaques do documentário Os Carvoeiros é a trilha sonora original composta especialmente para o filme por João Nabuco, com participação especial de Paulo Moura. (Luciana Rocha)





Procure na sua cidade



 








OS CARVOEIROS

Título original: OS CARVOEIROS
País:
Brasil
Ano: 1999
Duração: 70min
Diretor:
Niguel Noble
Fotografia: Flavio Zangrandi

Roteiro: José Padilha










Copyright © 1996-1999 ZAZ. Todos os direitos reservados. All rights reserved.