COWBOYS DO ESPAÇO
A Produção
Entrevistas ILM
Realizadores
Elenco

WB ONLINE

A HistóriaEspaçoPor trás das Cenas
Por trás das Cenas


A Produção

Para realizar Cowboys do Espaço, o ator, diretor e produtor vencedor do Oscar Clint Eastwood reuniu um elenco formado por alguns dos atores mais respeitados da indústria: o também vencedor do Oscar Tommy Lee Jones (de O Fugitivo), o ator indicado ao Oscar James Garner (por O Romance de Murphy) e a lenda do cinema, vencedor do Emmy, Donald Sutherland (de O Buraco da Agulha). Eastwood atesta: "Temos um elenco incrível. São pessoas cujos trabalhos sempre admirei. Trabalhei com Jimmy há uns anos quando nós dois fazíamos um de seus episódios de Maverick, e eu já o conhecia há um bom tempo. Ouvíamos as piadas do Donald e as lamentações de Jim diariamente. E rimos muito durante todo esse período". Tommy Lee Jones acrescenta: "Clint gosta de cinema e está determinado a gostar, por isso todo mundo se diverte fazendo seus filmes. Além disso, a companhia de todos os atores tornou tudo muito divertido. A singularidade, o prazer dessa companhia, estende-se aos câmeras, ao pessoal do som, dos figurinos e de todo mundo que trabalhou nesta produção".

Eastwood estrela como Frank Corvin, o líder de uma equipe de pilotos/cientistas super treinados que foram tirados da corrida espacial quando a NASA assumiu as operações espaciais. "A Equipe Daedalus era um bando de caras que estavam à frente de seu tempo na década de 50. Eles tinham uma mentalidade pioneira. Eles foram os primeiros dos vôos espaciais - quebrando as barreiras do som e subindo para a subestratosfera. Chuck Yeagar e os outros pilotos dos anos 50 nunca foram realmente ao espaço. Mas eles desejavam muito isso. E quando estavam prontos para ir e todo o mundo estava pronto para vê-los ir, foram substituídos por um macaco", conta o ator e diretor.

Tommy Lee Jones estrela como Hawk Hawkins, um piloto de testes que deseja assumir todos os riscos necessários para fazer sua melhor atuação. Como membro da Equipe Daedalus, ele é o piloto principal da nave espacial. Hawkins também é o melhor amigo de Corvin. Jones explica: "Esse cara é um piloto agressivo e essa atitude se estende a todos os aspectos de sua vida'.

Donald Sutherland, um dos atores mais prolíficos e versáteis do cinema, estrela como Jerry O'Neil, piloto, astrofísico e mulherengo cujos insights e humor mantêm a Equipe Daedalus em curso e atualizada tecnicamente. Sutherland revela: "É função do Jerry preparar os outros astronautas para trabalhar no sistema de direcionamento do satélite Ikon. Mas o que eles não sabiam é que as informações que tinham sobre sobre esse satélite não são tão apuradas. Na essência, eles têm que ir para o espaço para descobrir o motivo do êmbolo de sucção pesar tanto e porque o satélite está saindo de órbita. No entanto, encontramos alguns outros problemas".

James Garner estrela como Tank Sullivan, o pregador, piloto e perito em robótica da Equipe Daedalus. Ele é um membro essencial porque mantém a paz no grupo e opera um equipamento altamente sensível e necessário para o reparo do satélite. Garner define o seu personagem: "Tank é um velho piloto que esteve na Força Aérea durante muitos anos e, depois, no Programa Espacial. Quando a equipe não vai para o espaço da forma como deveria, ele larga o serviço militar e torna-se pastor. Agora ele é um pregador e avô". No filme, Sullivan e os outros são substituídos por um chimpanzé. Garner brinca: "Todo mundo deve ter pensado: 'Os chimpanzés são mais inteligentes do que eles'".

No papel da astronauta mais jovem, Ethan Glance, que compete e vai para o espaço ao lado da Equipe Daedalus, está Loren Dean, que recentemente estrelou o filme muito elogiado pela crítica Mumford. Escalada pela NASA para acompanhar a Equipe Daedalus no espaço, Glance é um membro adversário nessa mistura de personalidades, que entra freqüentemente em conflito com o líder da equipe, Corvin. O outro jovem astronauta é Roger Hines, interpretado por Courtney B. Vance, astro de A Fortuna de Cookie e Um Anjo em Minha Vida.

Marcia Gay Harden estrela como a diretora da missão da NASA, Sara Holland, a mulher que coordena o vôo para consertar o satélite Ikon. Além de suas responsabilidades oficiais, Holland desenvolve uma amizade pessoal com o piloto da Equipe Daedalus Hawk Hawkins. Já James Cromwell faz o papel de Bob Gerson, responsável pela missão do conserto do satélite Ikon. Gerson é um general aposentado que, antes de ir para a NASA, era o oficial comandante da Equipe Daedalus. Foi Gerson que cancelou o vôo original da equipe no espaço, substituindo os pilotos por um chimpanzé. Ainda sobre o elenco, William Devane interpreta o diretor de vôo da NASA, Eugene Davis, que supervisiona todo o treinamento dos astronautas, a preparação do lançamento e as comunicações da nave na Missão Controle.

Todos os truques possíveis

A fotografia principal de Cowboys do Espaço começou em meados de julho de 1999 e continuou até meados de outubro, com locações em Los Angeles (Saugus, Agua Dulce, Canyon Country, March Air Force Base e Victorville), que forneceu o pano de fundo para a maioria das cenas dos anos iniciais da história, seguido por seqüências filmadas no Johnson Espaço Center da NASA, em Houston, no estado do Texas, e no Kennedy Espaço Center, em Cabo Canaveral, Flórida.

O resto do filme foi rodado nos estúdios da Warner Bros. em Burbank, na Califórnia, usado para abrigar os cenários do interior da nave espacial, do satélite russo Ikon e de uma variedade de aeronaves (do Bombardeiro B-1 até um avião experimental) e simuladores de vôo. Coordenado pelo desenhista de produção vencedor do Oscar Henry Bumstead (de Golpe de Mestre), esses cenários também incluíram a primeira representação detalhada do novo Mission Control Center de Houston, junto com a tela de comunicações de alta definição, exatamente como a utilizada durante vôos reais.

As cenas rodadas no Johnson Espaço Center, em Houston, incluíram seqüências de treinamento onde toda a Equipe Daedalus passou pelas mesmas etapas de preparação dos astronautas de verdade que vão para uma viagem espacial - o simulador da nave, o simulador da cabine de controle, a sala de realidade virtual e o laboratório de gravidade zero.

Para dar credibilidade ao filme, a equipe de Cowboys do Espaço viajou para o Kennedy Espaço Center, em Cabo Canaveral, na Flórida, para filmar cenas no Vehicle Assembly Building, na plataforma de lançamento e na área de pouso de todos os vôos da NASA. Da mesma forma, Eastwood, Jones, Sutherland e Garner disseram adeus aos amigos e à família e foram vestidos para o vôo na verdadeira sala onde ficam as roupas espaciais e esperaram pela sua transferência para a plataforma de lançamento na sala onde, de fato, aguardam os astronautas da NASA.

Eastwood argumenta: "Queria fazer o filme o mais plausível possível. Para isso, precisamos da ajuda da NASA para chegarmos o mais perto que podíamos das circunstâncias que cercavam o lançamento. É um processo complicado e necessita de planejamento cuidadoso e de trabalho de equipe em todos os níveis. Trazer a equipe de um filme para simular a coisa toda foi, provavelmente, uma dor de cabeça ainda maior para a NASA, mas eles nos ajudaram muito. Eu não poderia estar mais satisfeito com os resultados".

Como o filme requisitava cenas de falta de gravidade, o elenco participou de uma bateria de simulações com equipamentos diversos. Tommy Lee Jones lembra: "Penduramos as pessoas no teto; havia gente de pé, segurando pelas paredes como se para evitar que flutuasse; tínhamos canetas e clipes flutuando por linhas suspensas; e ficamos em cima de pequenos bancos com rodinhas. Ainda tínhamos que mover a câmera incessantemente. Ao utilizarmos todas essas coisas combinadas, conseguimos criar a ilusão de falta de peso com sucesso". Eastwood acrescenta: "Acho que atingimos nosso objetivo. Usamos todos os truques possíveis".

O diretor observa que em filmes anteriores passados no espaço, o elenco e a equipe de produção voavam num gigantesco avião de carga para alcançar a falta de peso por alguns segundos. "Eles costumavam chamar de 'Cometa Vômito', que era um velho G3 colocado numa situação de falta de peso para se tentar fazer uma cena. Se estivesse num contâiner pequeno, poderia fazer isso e construir o cenário no próprio avião. Mas ele ganhou esse apelido por um motivo. É um pouco mais difícil dessa forma, mas ainda assim é a melhor alternativa".

Os efeitos visuais de Cowboys do Espaço, criados pela Industrial Light & Magic, requisitaram técnicas que variam das mais tradicionais até as mais inovadoras. Muitas das seqüências no espaço utilizaram naves em miniatura filmadas com câmeras com controle de movimento, fundos cenográficos pintados digitalmente, astronautas gerados por computação gráfica e atores de verdade. A integração dessa variedade de técnicas antigas e modernas reflete a história do filme, como resume o supervisor de efeitos visuais da ILM, Michael Owens: "Fizemos as tomadas externas no espaço e a seqüência de vôo da X2. As tomadas de efeitos combinam os atores com os modelos, miniaturas, cenários e ações digitais, tudo muito bem incorporado para parecer real".


De volta ao topo

Fotos por Ken Regan.
© 2000 Warner Bros.
copyright flare copyright flare