Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Popular     Especiais     Esportes     Informática     Diversão

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Outras bolsas
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Empregos
» Horóscopo
» Imposto de Renda
» Mapas
» Mega-Sena
» Finanças Pessoais
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet

Jornal diz que vôo de Diniz para Maresias seria irregular

Quarta, 01 de agosto de 2001, 11h46
Atualizado às 19h

A viagem que o helicóptero do Grupo Pão de Açúcar fez na última sexta-feira para Maresias, no litoral Norte de São Paulo, não estava autorizada pelo Departamento de Aviação Civil(DAC). A informação foi divulgada hoje na coluna de Ricardo Boechat, no Jornal do Brasil. O helicóptero caiu no mar da praia de Maresias, após tentar pousar sem auxílio de instrumentos. O Pão de Açúcar divulgou na tarde de hoje nota afirmando que o helicóptero era seguro, mas não rebateu acusação sobre eventual irregularidade no plano de vôo (Leia mais).

De acordo com o jornal, o helicóptero decolou do Campo de Marte com plano de vôo registrado para ir apenas à avenida Paulista, onde embarcaram João Paulo e Fernanda Vogel, sua namorada. Não havia autorização para prosseguir ao litoral norte. O DAC não forneceu maiores detalhes sobre o assunto. Na queda, morreu o piloto Ronaldo Jorge Ribeiro e desapareceu a modelo Fernanda Vogel, que ainda não foi encontrada pelas equipes de resgate. O empresário João Paulo Diniz e o co-piloto Luís Roberto Cintra sobreviveram e passam bem.

O Campo de Marte, local de onde decolou o helicóptero de Diniz, explica que o fato da viagem para Maresias não estar registrada no plano de vôo não significa que o vôo seja irregular. O piloto poderia ter, por exemplo, apenas avisado por rádio que iria deslocar a rota, sem que o fato seja acrescentado ao plano de vôo original. Neste caso, o piloto depende de uma autorização verbal do Controle de Aproximação (APP) de São Paulo. Este procedimento é conhecido como "plano de vôo AFIL (Air Filled)", ou seja, via rádio.

O delegado-titular do 1º Distrito Policial de São Sebastião, Odair Bruzos, iniciou ontem o inquérito que irá determinar as causas e eventuais responsáveis pela queda do helicóptero do grupo Pão de Açúcar. Enquanto isso, os bombeiros continuam procurando por Fernanda Vogel e têm recebido cerca de 30 telefonemas por dia com possíveis locais no mar ou em ilhas onde a modelo teria sido avistada, mas até agora nenhuma das pistas ajudou nas buscas.

Leia mais:
» Pão de Açúcar divulga nota sobre acidente sem citar plano de vôo
» Delegado intima Diniz, co-piloto e familiares para depor
» Equipe de resgate encontra corpo de piloto de Diniz
» Diniz diz que nem coletes nem cintos foram usados
» Mãe de Fernanda Vogel pede orações pela salvação da filha
» Diniz nadou até a praia para se salvar
» Fabricante considera helicóptero "muito seguro"
» Helicóptero de João Paulo Diniz cai em São Paulo
» Veja mapa do local do acidente
» Confira galeria de fotos de Fernanda e João Paulo
» Chefe da Defesa conta como caiu o helicóptero de Diniz

Redação Terra

Volta

 
 

Copyright© 1996 - 2001 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.