BRASIL
   Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esporte     Informática     Revistas

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Outras bolsas
BASTIDORES
» Claudio Humberto
JORNAIS DA REDE
» Manchetes do dia
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Cotação de Automóveis
» Empregos
» Horóscopo
» Loterias
» Imposto de Renda
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet

Embraer faz vôo experimental de protótipo do ERJ-140

Terça, 27 de junho de 2000, 17h08min
A Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) realizou nesta terça-feira pela manhã o primeiro vôo experimental do jato ERJ-140, de 44 lugares. O protótipo 001 decolou da pista do aeroporto civil-militar de São José dos Campos e foi bem sucedido em sua bateria de testes.

O novo aparelho é uma derivação do principal produto da companhia, o ERJ-145, para 50 passageiros. Ambos têm mais de 95% de partes em comum. O preço unitário deste novo avião ficará em torno de US$ 15,2 milhões e foram investidos US$ 45 milhões em seu desenvolvimento.

O evento ficou restrito aos funcionários da empresa, que foram dispensados do serviço para acompanhar a decolagem do avião. O novo jato projetado para ocupar um nicho de mercado entre o ERJ-145 e o ERJ-135, de 37 lugares.

O ERJ-140 é resultado de um encurtamento nos anéis da fuselagem do modelo de 50 lugares e chegará no mercado internacional de jatos regionais no primeiro trimestre de 2001. A Embraer espera que nos próximos 10 anos, a demanda de aproximadamente 800 unidades para jatos de até 44 lugares. Ele é o primeiro dentro desta configuração a ser lançado no cenário da aviação regional.

As estimativas da Embraer mostram que 80% da produção deste aparelho seguirá para o mercado dos Estados Unidos. Após os testes de desempenho do avião, ele receberá os certificados de homologação do Centro Técnico Aeroespacial (CTA) e da Administração Federal de Aeronáutica (FAA), dos Estados Unidos. Uma das vantagens deste avião é que os custos em treinamento e manutenção são baixos, principalmente para as empresas que já tenham em suas linhas os outros modelos de jatos brasileiros tal a proximidade dos projetos.
Agência Estado

Volta

 

Copyright© 1996 - 2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.