BRASIL
   Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esporte     Informática     Revistas

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Outras bolsas
BASTIDORES
» Claudio Humberto
JORNAIS DA REDE
» Manchetes do dia
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Cotação de Automóveis
» Empregos
» Horóscopo
» Loterias
» Imposto de Renda
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet

Lojistas começam a limpar pichações em SP

Terça, 27 de junho de 2000, 04h28min
Vários proprietários de lojas e prédios das Avenidas São Gabriel e Santo Amaro, em São PAulo, já começaram a remover pichações nas fachadas. Revoltados com a medida da Prefeitura e temendo a intimação, alguns donos de imóveis estão fazendo a pintura mesmo sem terem sido notificados. Decreto publicado no Diário Oficial do Município no dia 17 torna obrigatória a limpeza das fachadas, no prazo máximo de 15 dias após a entrega da determinação pelos fiscais.

Quem não cumprir a ordem vai pagar multa que varia entre R$ 15,21 e R$ 1.876,27, dependendo do tamanho da fachada. Por enquanto, a ação restringe-se às Avenidas Radial Leste, São Gabriel e Santo Amaro. "Deviam pegar os pichadores e prendê-los", afirmou o comerciante Daniel Silva, de 56 anos, dono de um bar na Avenida Santo Amaro. Ele resolveu pintar o estabelecimento antes de ser intimado pelos fiscais.

Ação - Entre os proprietários que receberam notificação da Prefeitura está o microbiologista José Henriques, de 76 anos, dono de um pequeno prédio na Avenida São Gabriel. Ele foi procurado pelos fiscais no domingo. "Mandei pintar, mas, se aparecer pichado de novo, entro com uma ação contra a Prefeitura", prometeu. Segundo Henriques, não há fiscalização para inibir esse tipo de delito. "De um ano para cá, piorou muito."

Na região, proprietários e comerciantes afirmam que os pichadores vêm agindo com freqüência cada vez maior nos últimos anos. Apesar de a Prefeitura exigir que as fachadas sejam limpas, monumentos sob responsabilidade do município estão pichados.

De acordo com a Secretaria das Administrações Regionais (SAR), a Prefeitura de São Paulo programou no início do ano a limpeza de vários monumentos. O trabalho, segundo a SAR, está sendo feito aos poucos e não há previsão de quando terminará. Os fiscais continuaram a notificar donos de imóveis ontem. Na Administração Regional de Santo Amaro, foram expedidas 93 intimações.
O Estado de S. Paulo

Volta

 

Copyright© 1996 - 2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.