BRASIL
   Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esporte     Informática     Revistas

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Outras bolsas
BASTIDORES
» Claudio Humberto
JORNAIS DA REDE
» Manchetes do dia
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Cotação de Automóveis
» Empregos
» Horóscopo
» Loterias
» Imposto de Renda
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet

Falta extintor em creches municipais no RS

Terça, 27 de junho de 2000, 02h49min
Das sete creches municipais de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, somente uma tem extintor de incêndio. A situação foi verificada nesta segunda-feira (26) durante uma visita do deputado federal Marcos Rolim (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, às instituições.

Rolim esteve no município para acompanhar a investigação sobre o incêndio que matou 12 crianças da creche Casinha da Emília no último dia 20 conduzidos pela titular da 2ª Delegacia de Polícia de Uruguaiana, Raquel Peixoto. Na creche incendiada também não havia extintores. A secretária municipal de Educação, Maria Marli Estivalet, disse que duas estariam recebendo o equipamento e as demais, até o final da semana. O deputado pretende apresentar amanhã um relatório à comissão da Câmara para depois enviá-lo a todas as prefeituras do Brasil.

A delegada pretende ouvir as mães das 12 crianças mortas. A intenção é saber se os pais encontravam com freqüência as crianças sozinhas no maternal. Nesta segunda (26), a polícia ouviu duas serventes, que negaram terem sido incumbidas de cuidar as crianças para que as duas estagiárias – responsáveis pela sala – saíssem para arrecadar brindes no Centro. As vítimas estavam sozinhas na hora do incêndio.

O fato de nenhum dos funcionários da creche ter ouvido os gritos das crianças que morreram carbonizadas ainda intriga a população e a delegada Raquel Peixoto. Nesta segunda (26), em companhia de Rolim, a delegada fez um teste numa das salas. O objetivo era descobrir se era possível ouvir as vozes de uma sala para a outra. "Ouve-se perfeitamente uma pessoa que fala na sala ao lado. Como ninguém escutou gritos?", questiona a delegada.

Raquel Peixoto disse que um estudo técnico mais apurado deverá ser realizado pelos peritos do Instituto Geral de Perícias da Secretaria Estadual da Justiça e da Segurança. O objetivo é descobrir qual o comportamento que as crianças poderiam ter adotado naquela situação de incêndio. Uma das hipóteses consideradas pela delegada é de que as crianças teriam morrido sufocadas pela fumaça e que, por isso, nenhum dos funcionários tenha ouvido gritos. Nas certidões de óbito foi atestada a carbonização como causa da morte.

Nesta segunda-feira (26), a Secretaria de Educação de Uruguaiana concluiu a montagem do berçário para 16 crianças nas dependências do Centro de Atendimento Integral à Criança (Caic). As salas que abrigarão o Maternal 1 e 2 devem ser montadas hoje pelos funcionários da prefeitura. A previsão da secretária é de que até sexta-feira as cem crianças da Creche Casinha da Emília comecem a ser atendidas no Caic.
Zero Hora/Agência RBS

Volta

 

Copyright© 1996 - 2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.